Localizado na parte norte de Roma na Itália, o Estádio Olímpico de Roma, mesmo de propriedade do Comitê Olímpico Italiano, é utilizado por Lazio e Roma, as duas principais forças do futebol romano.
Sua construção começou em 1928 e se estendeu até 1937 onde foi batizado com o nome de Foro Mussolini renomeado Foro Itálico (nom que é dado ao complexo esportivo em que se localiza o estádio) ao final da segunda guerra.
Em 1950, passou por um projeto de reconstrução para ter sua capacidade ampliada para cem mil torcedores visando receber as olimpíadas de 1960 onde foi o palco das cerimônias de abertura e de encerramento. Por esse motivo recebeu o nome de Stadio dei Centomila (estadio dos cem-mil).
Porém o estadio só foi inaugurado para o futebol em 17 de maio de 1953 com a partida Italia x Hungria.
Para a Copa do Mundo de 1990 o estadio foi completamente demolido, com excessão da Tribuna Tevere, e reconstrudo em cimento armado com a aproximação das curvas e a instalação de dois telões. Nesse campeonato recebeu varias partidas entre elas a final entre Alemanha Ocidental x Argentina.
Outros grandes evento que o estadio recebeu foram as finais de tres edicões anteriores da Uefa Champions League. A primeira em 1977 com a vitoria do Liverpool-ING sobre o Borussia Mönchengladbach - ALE por 3 a 1.
Em 1984, novamente o Liverpool-ING se sagrou campeão no estadio Olímpico desta vez vencendo a Roma-ITA nos penaltis após empate por 1 a 1.
E em 1996 a Juventus-ITA venceu o Ajax-HOL nos penaltis após empate por 1 a 1.
Atualmente a capacidade do estádio é de 85 mil pessoas sentadas e é considerado um dos estadios cinco estrelas da Fifa.
O proximo grande evento futebolistico que o estadio receberá será a final da Liga dos Campeões da Europa em 27 de maio de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário