Palco de uma das maiores alegrias brasileiras, com a Copa de 1970, o estádio Azteca é um dos maiores estadio do mundo, com capacidade de 114. 465 espectadores, perdendo apenas para o Calcutta, na Índia.
Localizado na capital mexicana, é o principal palco de jogos no México, abrigando partidas da seleção mexicana e também é a casa do América e do Atlante.
Sua construção deu início em 1962, mas só foi inaugurado em 29 de maio de 1966. Seu nome faz referência à civilização do Astecas.
Sediou algumas partidas de futebol pelas Olímpiadas de 1968. Em 1970 se tornou o principal palco para a Copa do Mundo. Nessa copa sediou sete partidas e ao lado do Estádio Centenário, no Uruguai, o estádio com maior número de partidas realizadas em um Mundial.
Em 1986 entrou para a história do futebol ao ser o único estádio a sediar duas finais de Copas do Mundo, é o local onde mais ocorreram partidas de mundiais. No total foram 17 patidas, nove em 1970 e mais oito em 1986.
Em 1990 foi comprado pela Televisa que tentou mudar seu nome, mas devido à reprovação do público voltou a seu nome original.
A primeira partida foi entra América e Torino, tendo o primeiro gol marcado pelo brasileiro Arlindo dos Santos Cruz, do América.
As principais partidas foram as Finais das Copas de 1970 e 1986 entre Brasil x Itália e Argentina x Alemanha Ocidental.
Esse é um dos principais pontos turísticos do México e será lembrado pelos brasileiros por muito tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário