Mais conhecido como A Catedral, o Estádio da Luz é o maior estádio de futebol de Portugal, com capacidade para 65 647 pessoas e é a casa do Benfica.
Considerado grande um grande marco na história benfiquista, sua inauguração ocorreu em 1 de dezembro de 1954, tendo sua capacidade para 50 mil lugares.
O grande idealizador da obra foi o presidente da época, Joaquim Bogalho e teve como homengaem o nome do estádio com seu nome.
A primeira partida ocorreu contra o FC Porto, que venceu por três a um. Mas sete dias depois contra o Real Madrid, uma vitória por dois a zero trouxe a primeira alegria ao torcedor com o novo estádio.
A curiosidade é que o primeiro gol foi feito por um jogador do Benfica, só que contra. O autor do gol foi do zagueiro Jacinto.
Em 1960 iniciou-se a constraução do terceiro anel, aumentando a capacidade do estádio para 80 mil lugares. Porém esse projeto só foi concluído em 1985 deixando o estádio com capacidade para 120 mil pessoas, tornando-o o 3º maior estádio da Europa.
Em 2003 foi demolido e construído no mesmo lugar um novo estádio da Luz, muito mais moderno, para a realização da Eurocopa em 2004.
A partida inaugural do novo estádio da Luz, ocorreu e 25 de outubro de 2003 contra o Nacional - URU e vitória por dois a um a favor dos lisboetas.
Na Eurocopa foi palco de cinco jogos entre eles a final entre Portugal e Grécia, em jogo vencido pelos gregos por um a zero.
Atualmente está entre os estádios considerados 5 estrelas pela Fifa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário