O fim da União Soviética significou representou um período de carência do futebol russo e ucraniano. A falta de dinheiro para competir com os gigantes europeus e a separação dos craques e acordo com os respectivos países, trouxeram um período de obscuridade do futebol da região. Com isso, os times foram obrigados a apostar nos jovens talentos que tinham.
A aposta foi dar resultado apenas em 1999, quando o Dínamo de Kiev, que tinha um jovem chamado Shevchenko no comando de ataque chegou à semifinal da Liga dos Campeões da Europa, derrotando o poderoso Real Madrid nas quartas de final.
Esse foi apenas um espasmo que o futebol soviético teve para lembrar os momentos de glórias passadas. Com o passar do tempo, os times russos conseguiram dar uma guinada no futebol, graças, principalmente aos homens ricos do país que começaram a investir nos times locais.
Esse investimento começou a ter resultado em 2004, quando o CSKA venceu a antiga Copa Uefa, hoje Liga Europa. Foi a prova de que os times russos estavam de vez em pé de igualdade com muitos times e teriam boas possibilidades de competir em alto nível.
Porém, o futebol ucraniano ainda andava em baixa.
Assim como na Rússia, os investimentos também começaram a surgir na Ucrânia, não só na contratação de estrangeiros, mas também na formação de jovens jogadores, visando a Eurocopa de 2012 em que o país sediará juntamente com a Polônia.
O Shaktar Donetsk foi o primeiro a ver os resultados dos investimentos com boas campa-nhas na Copa Uefa, culminando com o título da última edição do torneio em 2008/09 ao vencer o Werder Bremen na final. Mas para chegar até lá, teve que passar por seu grande rival, o Dínamo de Kiev.
Nessa temporada, o Shaktar Donetsk disputou a Liga dos Campeões. Conseguiu um grande feito ao passar de fase pela primeira vez e agora já está garantido nas quartas de final, tendo a possibilidade de alcançar o grande feito do Dínamo e chegar na semifinal.
O Shaktar espera alcançar o feito do Dínamo de Kiev e chegar às semifinais
Por outro lado, o Dínamo de Kiev, contando com Shevchenko e boa parte da seleção ucraniana, após alguns anos vivendo à sombra do Shaktar, parece estar recuperando seu lugar ao Sol. O time está nas oitavas de final da Liga Europa e venceu o Manchester City no primeiro jogo por 2 a 0 e tem grandes chances de passar para a próxima fase. Sem contar que antes do City, eliminou facilmente o Besiktas na fase 16avos de final.
Shevcheko quer repetir o sucesso de 1999
O certo é que o futebol ucraniano vem se reerguendo e com ele vem junto as lembranças dos bons tempos de União Soviética e do bom futebol que era temido por toda a Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário