27/07/2011

Internacional: Um modelo a ser seguido

A participação do Internacional na Copa Audi não foi das melhores. O time colorado terminou em terceiro após empatar com o Barça e perder nos pênaltis na semifinal e empatar com o Milan e vencer nos pênaltis na decisão do terceiro lugar. Mesmo assim, o campeonato teve um valor muito maior para a diretoria colorada, a de expor sua marca no exterior.

A visibilidade que a equipe ganhou será exorbitante. A torcida no Allianz Arena passou até a apoiar o "Porto Alegre" como era conhecido quando o time chegou na Alemanha, muito por influência do jogo de vídeo-game Fifa 11, cujo qual o clube do Rio Grande do Sul não é licenciado e por isso possui nome genérico. O Inter chegou a estampar em sua camisa, a frase: "Visite Porto Alegre", em inglês para que todos entendam.


Uma pena os times brasileiros não fazerem mais essas vantajosas. O Palmeiras iria à Espanha em abril, mas por questões políticas acabou deixando de lado cerca de 2 milhões de reais.

Por mais que os campeonatos estaduais que iniciam precocemente, os times poderiam se aventurar por uma semana ou apenas alguns dias, como fez o Inter na Alemanha. E não precisariam nem ir para os principais centros. Na Ucrânia, por exemplo, o calendário é como no Brasil. Catar, China, Emirados Árabes e tantos outros países petrolíferos seriam boas opções.

Sei que é complicado pois os times tem, se muito, três semanas para fazer a pré-temporada, mas poderia ser feito um esforço. Por mais que jogue uma ou duas rodadas com times reservas, não prejudicaria a campanha no torneio estadual.

Parece que apenas o Inter está sabendo se planejar. Talvez por isso já se mantém a quase sete anos entre os principais e mais poderosos times do país, pois sabe se estruturar, sabe se planejar, sabe comprar e sabe vender. Graças a esse torneio de pré-temporada o nome de Leandro Damião já vale uns 10 milhões a mais. Como ainda dependemos da venda de jogadores, temos que valorizá-los cada vez mais.

Enfim, o Inter hoje é um modelo de administração a ser seguido, principalmente para os grandes clubes do eixo Rio-São Paulo que vivem afundados em dívidas.

Nenhum comentário:

Blogger templates