01/08/2011

O brilho perdido - Nottingham Forest

Imaginem um time com dois títulos continentais e diversos títulos nacionais afundado na segunda divisão e sem disputar a elite a mais de dez anos. Essa é a realidade do Nottingham Forest.


O nome

Ao contrário de que muitos pensam, o nome Forest não vem em referência à floresta de Sherwood, mas sim a seu primeiro campo de jogo, que ficava localizado no Recreation Ground Forest, na cidade de Nottingham


Fundado em 1865 por um grupo que jogava um jogo semelhante ao hóquei de hoje em dia, o Nottingham logo passou a jogar o esporte do momento, o futebol. Sua primeira partida oficial foi no ano seguinte a fundação contra o que viria a ser um dos maiores rivais, o Notts County.

Apesar de ser um dos clubes mais antigos do mundo, só foram se juntar à Football League em 1889.Oficialmente registrado, ganhou sua primeira taça em 1898, a FA Cup, ao derrotar o Derby County.

Um fato curioso envolvendo o Forest é que o time participou da primeira partida em que foram usadas redes.

Alternando um período de poucas glórias no início do séculos com vexames como a queda para a segunda divisão em 1914 e as altas dividas que quase levaram o clube a falência em 1915, o Forest só conseguia sobressair quando colocava quase 50 mil torcedores em plena segunda divisão.

Após a Segunda Guerra, o Forest se aproximou de mais uma crise financeira, mas conseguiu se sustentar e retornou à elite ao final da temporada 1955/56. Parecia ser o início de tempos vitoriosos em Nottingham. Em 1959, o segundo título da FA Cup foi conquistado, ao bater o Luton Town, praticamente 60 anos após sua primeira conquista. Mas depois disso foram vários anos sem outra conquista de valor.

Era Brian Clough

Os rumos da história do Nottingham Forest começou a mudar após a contratação de Brian Clough, polêmico técnico que fez um excelente trabalho no Derby County mas colecionou confusões nos 44 dias que ficou no Leeds.

Clough assumiu o comando em meados de 1975, pouco antes da campanha do Forest na segunda divisão começar. Nessa mesma temporada, Clough levou o time de volta a primeira divisão após terminar em segundo lugar na segunda divisão. O treinador conseguiu um feito até agora inigualável. Na temporada seguinte do acesso a elite, o time vence a primeira divisão, em uma temporada surpreendente deixando para trás o Liverpool.

Em sua primeira disputa de Liga dos Campeões, os reds, como são conhecidos, sagraram-se campeões ao derrotar o Malmö, da Suécia na final. Inexplicavelmente, o time decidiu por não disputar a Copa Intercontinental, o mundial de clubes da época, contra o Olímpia, do Paraguai.

No ano seguinte, voltou a ganhar a Liga dos Campeões, dessa vez, do Hamburgo, da Alemanha. Porém, diferentemente do último ano, foi disputar a Taça Intercontinental, que pela primeira vez era disputada em campo neutro, no Japão. Mas o resultado não foi o esperado. Derrota para o Nacional, do Uruguai.

O próximo título de valor do Forest, seria em 1989 quando vence a Copa da Liga. Nessa temporada, o time tinha a expectativa de vencer os três principais torneios da Inglaterra, mas terminou em terceiro na Liga e perdeu na semifinal da FA Cup, para o Liverpool, jogo que aconteceu a tragédia no estádio de Hillsborough, que matou dezenas de torcedores esmagados junto ao alambrado.

A Era Brian Clough acabou em 1993 quando o time do Forest foi rebaixado no campeonato inglês. Temporadas entre primeira e segunda divisão marcaram a década de 1990 no Forest, que culminou com o rebaixamento da equipe na temporada 1998/99. Após isso, o Forest não disputou mais a elite do futebol na Inglaterra. Alternando entre dívidas, segunda e terceira divisão, o Forest parece estar se planejando para em breve retornar aos tempos de glória. Na última temporada, o Forest quase subiu, mas parou nos playoffs. Para retornar à Premier League, seu atual técnico é ninguém menos que Nigel Clough, filho de Brian Clough.

Nenhum comentário:

Blogger templates