Calma caro leitor, não esqueci do resumo semanal dos pequenos campeonatos espalhados pela Europa. Hoje é a vez de mostrar a A Lyga, homônimo lituano da liga das estrelas, na Espanha.
Diferente de muitos campeonatos, A Lyga não possui rebaixamento, devido ao pouco número de times no país. Atualmente conta com 12 times que disputam, em três turnos o título de campeão lituano.
Detentor de três títulos nacionais, o Zalgiris Vilnius lidera o torneio três pontos a frente do atual campeão Ekranas, que devido aos jogos da Liga do Campeões e Liga Europa, tem dois jogos a menos. O Vilnius luta para quebrar a hegemonia de Ekranas e Kaunas que venceram os últimos onze campeonatos. Curiosamente o último título que não foi da dupla citada acima foi do Zalgiris Vilnius, em 1999. Zalgiris Vilnius e Ekranas tem boa vantagem sobre o terceiro colocado, o Suduva Marijampole com 43 pontos.
O maior vencedor da liga, o FBK Kaunas, com 10 títulos, decepciona. É apenas o décimo colocado, com oito pontos a mais que o lanterna da competicão, o JR Klaipeda.
Faltando dez rodadas para a maioria dos times, a disputa pelo título deverá seguir restrita ao Vilnius e ao Ekranas e para as vagas na Liga Europa, Suduva e Siauliai são os mais fortes concorrentes.
Confira a classificação:
1º Zalgiris Vilnius - 53 pontos
2º Ekranas - 50 pontos
3º Suduva Marijampole - 43 pontos
4º Siauliai - 40 pontos
5º Kruoja Pakruojis - 36 pontos
6º Banga Gargzdai - 33 pontos
7º Dainava Alytus - 31 pontos
8º FK Tauras - 28 pontos
9º Mazeikiai - 27 pontos
10º FBK Kaunas - 16 pontos
11º Atlantas Klaipeda - 10 pontos
12º JR Klaipeda - 8 pontos
Artilheiro: Deyvidas Matulevicius (Zalgiris Vilnius) - 12 gols
Nenhum comentário:
Postar um comentário