O palco de um dos maiores, senão o maior, clássico do futebol europeu, quiça mundial, que acontecerá no próximo dia 10, o Santiago Bernabéu é o segundo maior estádio espanhol e um dos maiores da Europa. Casa do Real Madrid, o estádio da capital espanhola foi denominado pela Fifa como categoria 4, a mais alta em termos de qualidade.
Projetado em 1944 e construído em 1947, o local que receberá nada mais, nada menos que Real Madrid e Barcelona, foi fundado para substituir o antigo estádio Chamartín. A partida inaugural foi entre o time merengue contra o Belenenses, de Portugal, com vitória dos espanhóis por 3 a 1.
Inicialmente chamado de Novo estádio Chamartín, passou a adotar o atual nome em 1955, como homenagem ao, na época, atual presidente do time e um dos projetistas do estádio, Santiago Bernabéu. O Brasil também faz parte da história do estádio do Real Madrid. Em 1957 o time madrilenho inaugurou a iluminação do estádio contra o Sport Recife.
Em 1982 foi palco da primeira Copa do Mundo no país ibérico, sediando inclusive a final do mundial, vencida pela Itália. Além do mundial, o estádio Santiago Bernabéu foi palco da final da Eurocopa de 1964 e quatro finais de Liga dos Campeões (incluindo a antiga Copa dos Campeões).
Apesar de moderno, o Real Madrid já faz planos para modernizá-lo ainda mais. Uma nova cobertura, uma nova fachada e um novo projeto urbanístico em torno do estádio estão nos planos de Florentino Pérez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário