Os Emirados Árabes se tornou, nos últimos anos, um verdadeiro centro de atletas internacionais, principalmente para os brasileiros. São dezenas que rumam atrás dos petrodólares dos sheiks. Porém, você já ouviu alguma vez de como anda o campeonato por lá? Chegou a hora de descobrir.
O líder é o Al Ain, detentor do maior número de títulos nacionais, que pertence ao dono Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, irmão do atual dono do Manchester City. Por incrível que pareça, não há nenhum brasileiro no time, mas já passaram por lá Émerson (Corinthians) e Valdívia (Palmeiras). A atual estrela do time é Asamoah Gyan. O ganês de tanto sucesso, conhecido por perder o pênalti nos últimos instantes da prorrogação das quartas de final da Copa do Mundo de 2010, que está emprestado pelo Sunderland. Com 27 pontos em 12 jogos, tem apenas dois de vantagem para o Al Nars.
O time do treinador italiano Walter Zenga, mas que já foi treinado por Wagner Mancini e Joel Santana, tem no elenco dois brasileiro, Rodrigo Careca (que começou no Corinthians) e Léo Lima vem embalado por três vitórias consecutivas, uma, inclusive sobre o líder Al Ain na última rodada.
Colado no Al Nasr, com um ponto a menos está o Al Jazira, time comandado por Mansour Bin Zayed Al Nahyan, que não tem tanta tradição, mas é o atual campeão. Conta com os brasileiros Baré (que passou por Grêmio mas fez sucesso no futebol japonês) e Ricardo Oliveira, é esse mesmo sempre tão especulado aqui no Brasil.
Um pouco distante dos líderes, três times estão muito pertos na tabela. Al Shabab, do técnico brasileiro Paulo Bonamigo, do meio Júlio César (ex-Sport) e do atacante Ciel (ex-Fluminenses), Al Wasl, do técnico Diego Maradona e Al Wahda, dos brasileiros Hugo (ex-São Paulo), Fernando Baiano e Magrão (ex-Inter) estão separados por apenas dois pontos, mas vêem cada vez mais longe as chances de título.
Abaixo deles, os outro seis times só estão para cumprir. Dubai, lanterna com apenas seis pontos, Emirates, com sete e Sharjah, com nove são os favoritos ao rebaixamento.
Porém, ainda faltam dez rodadas para o final do campeonato emiratense e ainda vai rolar muita água, ou melhor, muita areia para que sejam decidido tanto o campeão, quanto os rebaixados. Lembrando que apenas o campeão participa da Copa dos Campeões da Ásia.
Confira a classificação
1º Al Ain – 27 pontos
2º Al Nasr – 24 pontos
3º Al Jazira – 23 pontos
4º Al Shabab – 20 pontos
5º Al Wasl - 18 pontos
6º Al Wahda – 18 pontos
7º Al Ahli Dubai – 17 pontos
8º Ajman – 15 pontos
9º Bani Yas – 13 pontos
10º Sharjah – 9 pontos
11º Emirates – 7 pontos
12º Dubai – 6 pontos
Artilheiro: Ibrahima Touré (Ajman) e Ricardo Oliveira (Al Jazira) – 5 gols
Nenhum comentário:
Postar um comentário