Caro leitor, você provavelmente nunca deve ter ouvir falado de Poul Dam. Também pudera, uma vez que o goleiro não é nem de longe comparado aos melhores do mundo, como Cech, Buffon, Casillas, Marcos... enfim, vocês entenderam. O atleta de 25 atua no B71 Sandur, de seu país natal.
Mas o que torna esse goleiro um dos personagens mais citados dos últimos dias, foram suas convocações para a seleção faroesa. Não que ele tenha feito jogos espetaculares ou tomado frangos marcantes, mas por suas trocas de camisa, tradicionais ao final do jogo.
Em sua primeira partida na seleção sub-18 das Ilhas Faroe, em 2003, o goleiro até então com apenas 16 anos, não deve nem ao menos ter entrado no jogo ante a seleção inglesa, mas no final da partida trocou a camisa com Fabrice Muamba, que a pouco mais de um mês sofreu
uma parada cardio-respiratória em campo. Por sorte, o francês está bem e pode, em breve, retornar aos gramados.
Depois de cinco anos longe da seleção, Dam retorna, em 2008, ao selecionado para um confronto ante a Itália, com as seleções sub-23. Ao final da partida Poul troca sua camisa com...Piermario Morosini, falecido no último sábado após um mal súbito, semelhante ao de Muamba.
Agora eu pergunto, você trocaria a camisa com Dam? Por via das dúvidas, é melhor não. Mas quem sabe essa não pode ser uma estratégia da modesta seleção para assustar os adversários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário