11/04/2012

Lewandowski: De piada à salvação


É incrível como um jogador que pouco atuou na última temporada porque nem o técnico confiava nele se transformou em uma das principais esperanças não só de seu time como também de seu selecionado nacional. Esse é Robert Lewandoski. O polonês que só ganhou a titularidade no Borussia Dortmund devido a lesão sofrida pelo até então incontestável centroavante do time amarelo, Lucas Barrios, na Copa América.

Sem poder contar com o paraguaio, o técnico Jürgen Klopp resolveu apostar em Lewandowski e nem cogitou contratar um novo atacante. Mas o início do camisa nove não foi dos melhores, ainda assim, Klopp manteve a confiança. Aos poucos os gols foram surgindo. Uns menos outro muito importantes. Barrios demorou a se recuperar. Até novembro/dezembro, ainda estava sem ritmo algum de jogo, isso porque a boa fase de Robi não dava espaço à Barrios.

Passada a pausa de inverno, muitos esperavam o retorno de Lucas, mas o treinador do Borussia manteve o polonês. E não deve ter se arrependido disso. São 21 gols na Bundesliga, apenas cinco atrás do artilheiro Mário Gomez, e mais do que os 16 que Barrios marcou em toda a temporada passada. Nada mal para alguém que teve apenas UM tento em toda a última temporada. Mas ele só pode alcançar tal meta, graças a confiança de seu treinador e da torcida que em nenhum momento menosprezou eles. 

Bem parecido com o que acontece aqui, não acham? O sempre criticado Ricardo Bueno até poderia brilhar mais se não fossem as inúmeras ofensas quando ele entra em campo. Isso tudo somado à falta de confiança de seu treinador, resulta no que temos hoje.

Lewandowski, depois de criticado por muitos, hoje impõe respeito da torcida e medo aos adversários. Peça fundamental do Dortmund, que nem lembra mais de Barrios, e agora também uma das esperanças polonesas na Eurocopa.

Nenhum comentário:

Blogger templates