09/05/2012

Orgulho e decepção


Normalmente começaria esse texto enaltecendo o Atlético de Madrid, afinal o time foi campeão. Mas, ao ver as lágrimas, principalmente de Muniain e Toquero, darei um destaque maior ao perdedor, o Athletic Bilbao.  Não que os colchoneros não mereçam ser valorizados, pelo contrário, afinal Falcão Garcia e companhia foram simplesmente impecáveis e não deram chances ao time basco.

Antes mesmo do jogo chegar ao seu fim, após Diego ter marcado o terceiro gol do Atlético de Madrid, se via a decepção e as lagrimas escorrendo não só de torcedores mas também de jogadores. A chance do time basco levantar sua primeira taça internacional ia por água abaixo, ou melhor, lágrima abaixo.

Porém, será injustiça dizer que os madrilenhos não mereceram. Desde o início, principalmente após o primeiro gol de Falcão, logo aos seis minutos. Precisando do gol o Bilbao tentava mas parava na sólida defesa armada por Simeone. Ainda no primeiro tempo, novamente o Mr. Liga Europa faz um salseiro dentro da área e amplia o marcador.

No segundo tempo, o time colchonero se defendeu ainda mais e apostava nos contra-ataques. Apesar de mais posse de bola o Athletic parece ter sentido o ritmo de final de temporada e o excesso de jogos decisivos. Exausto, o time de Madrid se aproveitou e num belo lance individual, Diego sacramenta a vitória e o título. 

Ao final, alguns jogadores do Bilbao mostraram o verdadeiro amor a camisa que pouco se vê hoje em dia e caíram no choro, mostrando a dor de perder um título e o sentimento de não ter honrado a cidade, a região, o país. Mas, ao contrário do que acham, eles foram é muito honrosos em elevar o nível do time basco que a muito tempo beirava a zona da degola. E Bielsa tem grande contribuição disso.

Quando se esperava apensa ver os jogadores do Atlético comemorarem, eles deram a verdadeira mostra de espírito esportivo e fizeram um corredor onde árbitros e jogadores do Bilbao passaram e foram aplaudidos pelos vencedores.

Uma final que foi inesquecível, com momentos que ficarão na história. E a imagem de Muniain simboliza o verdadeiro amor ao país basco, mas acima de tudo, pelo futebol.


Nenhum comentário:

Blogger templates