29/12/2010

Copa do Mundo no inverno

Copa do Mundo no Catar. Todos que tem um pouco de sabedoria, sabem que foi a mais pura marmelada a escolha da FIFA. Sem dúvida uma escolha seduzida pelo dinheiro dos sheiks e ainda mais valorizada pelo alto investimento que seria feito, um marco na história com estádios cobertos, com ar condicionado e tudo mais para evitar o forte calor, que beira os 50 graus, nessa região durante o verão deles.

Tudo ia as mil maravilhas, até o momento que se deram conta que será difícil promover uma Copa do Mundo no meio do deserto. Não pelas condições dos estádios, mas toda a logística que envolve a Copa. São os centros de treinamento, o local onde as torcidas se reúnem (fans-fest), a chegada ao estádio. Tudo isso fica prejudicado com uma Copa nessas condições.

Mas a FIFA só parece ter percebido isso depois de escolhido a sede. Agora precisam de soluções para amenizar os problemas causados pelo forte calor. E uma das soluções foi mudar a Copa para Janeiro ou Fevereiro, no inverno local.

E essa suposta mudança já vem causando grandes dores de cabeça para Blatter. Numa recente reunião no Catar para discutir o futebol e de quebra a Copa de 2022. Enquanto uns apoiavam, como Fabio Capello, treinador da seleção inglesa, outros reprovam, como é o caso de Sandro Rosell, presidente do Barcelona. Rosell defende que é inviável parar um campeonato no meio por causa de uma Copa do Mundo e que o clube já prepara uma estratégia para a temporada que ficaria prejudicada com a mudança do calendário.

Entre prós e contras, o certo é que a Copa no Catar ainda irá fazer com que Blatter, literalmente esquente a cabeça para resolver todo esse imbrólio. O mais certo seria levar a Copa para um lugar de Copa do Mundo. A Copa  perderia seu charme sendo realizada em outra época, mas já que os cartolas preferiram assim, que peçam para os sheiks comprarem um inverno para o mês de julho.

          

Nenhum comentário:

Blogger templates