16/12/2010

Sem surpresas

Quando foi anunciado que o Barcelona iria, pela primeira vez na história, estampar um patrocínio em sua camisa, muitos ficaram boquiabertos pois o clube catalão abre mão de 111 anos de história, para faturar mais e cobrir o rombo financeiro.

Porém, lendo o livro (A bola não entra por acaso) que o ex-presidente blaugrana Ferran Soriano escreveu recentemente, aparece que o próprio Soriano já acenava com a possíbilidade do clube estampar publicidade no ano de 2003. Só não estampou o logo Beijing 2008 pois não chegaram a um acordo financeiro. Pouco depois, uma casa de apostas também quis estampar sua marca na camisa barcelonista, mas dessa vez, além da questão financeira, o orgulho e os sócios falaram mais alto.

Em 2005, o logo da Unicef aparecia na camisa do Barcelona, mas diferente dos outros clubes, o Barça paga à fundação 2 milhões de euros anualmente.

Mas bastou o Catar ser escolhido como  sede da Copa do Mundo de 2022, que já buscou lugares para divulgar a marca e o país (muito parecido com o que Beijing pretendia fazer). O nome da Fundação Catar, uma ONG que aparentemente não tem fins lucrativo.s Só que dessa vez, as cifras fizeram o Barça se render e abandonar um pouco da tradição. Serão cerca de 30 milhões de euros anuais. O maior patrocínio da história acabou com a tradição.

Para algumas pessoas...isso já não é surpresa.

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