23/02/2011

O brilho perdido: Dynamo Dresden

   O terceiro time dessa coluna não é tão antigo quanto os outros mas já ganhou importantes títulos. Embora tenha ganhado apenas o campeonato da Alemanha Oriental – conquistou 8 títulos – e a Copa da Alemanha Oriental, a FDGB Pokal, cujo qual é o maior vencedor com sete títulos, tem no seu currículo o feito de ter chego às semifinais da Copa Uefa de 1989, ano da reunificação alemã.


  Fundado em 1948 como BSG Deutsche Volkspolizei Dresden, ou o time da polícia de Dresden, passou para o atual nome em 12 abril de 1953. O time surgiu para suprir a carência da cidade ao ver o SC Dresden se mudar para o lado oeste do muro – de Berlim, deixando de jogar a liga oriental. Fundado em 48, o time só foi fazer sua primeira partida em 1950, contra o Wismut Lauter, ganhando por 3 a 1. Nesse mesmo ano, se profissionalizou para disputar o campeonato local, no qual estreou perdendo para o Lokomotiv Stendal por 2 a 0. Perdeu fora, pois em casa, no Heinz Steyer-Stadion o time passou anos sem perder. O Heinz Steyer-Stadion foi o estádio provisório do clube, já que o estádio original, o Rudolf Harbig Stadium, foi totalmente destruído pela 2ª Guerra Mundial. Reformado posteriormente, é a atual casa do Dresden.
  A primeira taça trazida para Dresden venho em 1952, com a conquista da Copa da Alemanha Oriental, derrotando o Pankow por 3 a 0. No ano seguinte, mais um título, dessa vez da Liga Alemã, justamente no ano de fundação do atual Dynamo Dresden. A mudança de nome foi uma imposição do governo para todos os clubes filiados a serem chamados de Dynamo, seguindo os padrões soviéticos. Com isso, a quantidade de Dynamos que surgiu no futebol foi enorme, além dos já tradicionais Dínamo de Kiev, Dínamo de Minsk, Dínamo de Moscou, teve também o Dínamo de Berlim, grande potência da Alemanha Oriental.
  Poucos dias após o título da Liga Alemã, uma grande surpresa acontece em Dresden. Praticamente todo o time ruma a Berlim para jogar no Dynamo da capital. Esse enfraquecimento do time, que passou a atual com a equipe reserva e alguns poucos jogadores que recusaram Berlim, foi sentido nos anos seguintes. O Dynamo Dresden é rebaixado em 1955. Entres indas e vindas nas divisões inferiores (chegou a jogar a 4ª divisão), o Dresden volta à elite em 1962. Ainda enfraquecido, o Dresden até chega a disputa de torneios internacionais, todos sem sucesso e volta a passar alguns ano na segunda divisão até voltar definitivamente à DDR Oberliga (primeira divisão) no ano de 1969.
   Durante a década de 70, o Dynamo se consolidou como grande força do futebol alemão. Foram nada menos que cinco campeonatos e duas Copas da Alemanha e o retorno às principais competições européias era iminente. Uma das derrotas mais doloridas do Dresden foi na Liga dos Campeões de 1973/74 na qual foi eliminado pelo Bayern – que se tornaria campeão – na segunda fase, por 4 a 3, após estar vencendo por 3 a 2.
   A década de 80 volta a ser dominada por um Dínamo, mas dessa vez é o de Berlim. É certo que não foi muito pelo futebol e sim por armações políticas que o clube ganhou o status que tinha. O domínio dos berlinenses foi graças a Erich Mielke, ministro de segurança de Estado da Alemanha Ocidental, que cansado de ver os times do interior vencendo, começou a manipular resultados em favor do time da capital.
   Somente em 1989 é que a equipe de Dresden volta a conquistar títulos. Vence a Liga Alemã e a chega até as semifinais da Copa Uefa, derrotado pelo Stuttgart. No ano seguinte, mesmo com o fim do império socialista e a Alemanha novamente unificada, os campeonatos permanecem da mesmo maneira e novamente com o Dresden vencendo.

Comemoração do título da DDR Oberliga de 1989

   A partir de 1991, a Alemanha se junta em um só campeonato. E como os times do lado Ocidental estavam do lado do capitalismo era natural que tivessem mais dinheiro. Com isso, os times do lado oriental sempre tiveram dificuldades na Bundesliga. Em 1991, o Dynamo subiu à elite, mas três anos depois é rebaixado para a terceira divisão, devido aos problemas financeiros. Desde então, o time vive num calvário, sem conseguir retornar a elite desde então, o time chegou a disputar até as ligas regionais e hoje sonha com dias melhores na 3ª divisão. Mesmo com os problemas financeiros o clube se apóia na enorme torcida que tem para recuperar não só o prestígio da cidade de Dresden mas também dos times  da antiga Alemanha Oriental.


Títulos:
Campeonato da Alemanha Oriental (DDR Oberliga): 1953, 1971, 1973, 1976, 1977, 1978, 1989 e 1990
Copa da Alemanha Oriental (FDGB Pokal): 1952, 1971, 1977, 1982, 1984, 1985 e 1990

Nenhum comentário:

Blogger templates