Ontem foi decretado o encerramento das atividades do time B do Internacional de Porto Alegre devido a fraca campanha que o time fez na primeira fase do campeonato gaúcho desse ano. Pode parecer até estranho um time que não está nem aí para o gauchão, tanto que começou a pré-temporada dos principais jogadores quase no fim de janeiro, com o campeonato já em andamento.
Claro que uma eliminação é sentida, mas acabar com um time onde os jovens tem a oportunidade de jogar e poder ir ao time principal a qualquer momento é uma atitude um tanto intempestiva.
Aqui no Brasil, temos exemplos de alguns times que tiveram no time B um fiasco sem igual. O Corinthians, no início da década chegou a montar um time B com a intenção de fazer ele disputar o Campeonato Brasileiro das série C ou B, mas os altos custos fizéramos dirigentes do time de Parque São Jorge a abandonar a ideia pouco tempo depois.
Já no outro parque, o Antártica, a experiência tem sido mais duradoura, apesar de já ter se cogitado a ideia de encerrar as atividades no início desse ano, o Palmeiras ainda mantém firme o segundo time. O Palmeiras, usa o time B como todos os outros, como um laboratório de jovens talentos e um local onde jogadores que voltam de contusão aproveitam para ganhar ritmo de jogo. E o verdinho disputa a série A2 do Campeonato Paulista, ou seja, uma boa experiência para os garotos. Foram de lá que vieram para o time principal desse ano garotos como Bruno Turco, Fernando, Luis Felipe e Patrick.
Na Europa, essa experiência do time B parece dar mais certo. Na Espanha principalemente, onde a segunda divisão nacional conta com dois times B’s, o Barcelona e o Villarreal. O submarino amarelo, começou a pouco tempo a apostar na base, mas o Barcelona, não precisa nem comentar. É o time que mais aposta nas suas categorias de base e aproveita bem, já que sempre há no time titular, uns cinco ou seis jogadores. E ainda tem aquele que se promovem ao time principal no decorrer do ano, como por exemplo Thiago Alcântara, filho de Mazinho, jogador da seleção na conquista do tetra campeonato. O jovem é uma das grandes apostas do Barca, já jogou no time principal mas hoje é o destaque do time B, jogando com freqüência e quando precisar ele estará em plena forma.
Thiago Alcântara é a grande revelação blaugrana no momento
Ainda há muita controvérsia sobre o tema. Particularmente, por mais gastos que possa causar, ter um time B é a chance de evitar contratações desesperadas e ainda revelar novos talentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário