20/02/2011

O sentimento de um jogo

Assistir a uma partida da Copa da Inglaterra é muito mais que ver um simples jogo de futebol. Por mais normal que seja para muitos, para mim ela é diferente. 

Diferente da Copa do Brasil onde os jogos são direcionados, na Copa da Inglaterra os jogos são definidos por sorteio. Independente da qualidade do time, eles são colocados lado a lado no pote para o sorteio. Por aí já se sente a emoção. O torcedor já entra no clima, semanas antes, quando se define os confrontos da próxima fase.

Nem sempre os grandes se dão bem ou nem sempre os pequenos enfrentam o time que preferiam. Mas é aí que está o sabor do futebol: O desafio.

Nesse final de semana, pelo menos três pequenos enfrentaram times grandes. O confronto de maior destaque foi entre Manchester United contra o Crawley da quinta divisão. A vitória do líder da Premier League era mais que esperada mas embora o time tenha jogado com jogadores reservas, o sufoco que levou do Crawley foi a prova de que para eles, disputar a partida em Old Traffod era a chance de contar para os filhos e netos no dia em que eles pisaram no teatro do sonhos.

Outro jogo foi entre Manchester City contra Notts County. O time mais velho do mundo, com fundação em 1862, já havia conseguido o feito de empatar o primeiro jogo, em casa. Agora, jogando fora de casa, o time sucumbiu para o mais rico do mundo. Mas só de ter chegado onde chegou, certamente já agradou os torcedores.

O confronto entre Leyton Orient contra Arsenal marcou a única alegria que os pequenos tiveram. O empate nos últimos minutos, deu a chance dotime da terceira divisão ainda sonhar com a vaga. Tá certo que eleiminar o Arsenal em pleno Emirates Stadium não vai ser das tarefas mais fáceis, mas ver a comemoração do empate por torcida, jogadores e comissão técnica é ver como pode ser emocionante um simples campeonato.

Por mais que raramente um time desses ganhará a competição, ver a emoção e o sentimento que eles tem em jogar uma partida que ficará marcada pelo resto de suas vidas é simplesmente inacreditável.

Nenhum comentário:

Blogger templates