Por ser húngaro, o time tem um nome simples. Mas isso vem graças à empresa de eletrônicos que na década de 1990 comprou o time, renomeando com a marca da empresa. O Videoton já foi eliminado dessa edição da Champions League, ao perder para o Sturm Graz, da Áustria, no placar agregado por 4 a 3, mas já tem história em campeonatos europeus.
Fundado em 1941, o time jamais tinha vencido um campeonato nacional até a temporada 2010/11 e passou por momentos muitos difíceis até se consolidar como um time do primeiro calão húngaro. Já sofreu fragmentações e unificações na década de 1940 e 1950, mudanças de nome até chegar ao que é hoje em 1968. Porém o time viveu sua melhor fase na década de 1980 quando chegou à final da Copa Uefa da temporada 1984/85, depois de terminar no terceiro lugar do campeonato húngaro. Nessa Copa Uefa, eliminou o poderoso Manchester United e só perdeu para o não menos poderoso Real Madrid, por 3 a 2 no placar agregado.
Na década de 1990 o time viveu sérios problemas financeiros e por pouco não declarou falência. A questão financeira se resolveu mas dentro de campo o time que namorou a segunda divisão, caiu, se reerguendo apenas no inicio dos anos 2000. O bom trabalho que vem sendo feito resultou no título e na vaga da Liga dos Campeões. Apesar de não ter ido longe, o Videoton vem se mostrando uma nova força na Hungria.
No plantel, um brasileiro se destaca. André Alves (27 anos e já jogou no União Barbarense e ECUS) que marcou 43 gols em 73 jogos pelo time húngaro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário