22/07/2011

Eu joguei uma Champions League - Shkendija

Um clube que sempre lutou para fazer do futebol um refúgio dos tempos de guerra na Iugoslávia e agora vem alcançando seu lugar ao sol. Esse é Shkendija, clube macedônio que disputa pela primeira vez na sua história uma Champions League.


Fundado em 1979, com o objetivo de aproximar os albaneses que viviam na antiga Iugoslávia, mas não foi aceito pelo governo iugoslavo. Sendo assim, coube a ele disputar as divisões inferiores e ir avançando gradualmente. Em 1991, quando a Macedônia declarou independência da Iugoslávia, o Shkendija iniciou a disputa do campeonato macedônio. E somente agora em 2010/11 foi conquistar seu primeiro da liga nacional

Apesar da bela história, o Shkendija  tem uma mancha negra. Sua torcida, os Ballistet, homenageando os combatentes albaneses da Segunda Guerra, são considerados os piores hooligans da Macedônia. Seu mau comportamento já prejudicou a equipe com a queda para a segunda divisão em 2008.

Porém, sua participação na competição européia não durou muito tempo. O time foi eliminado pelo Partizan, na segunda fase classificatória.

Nenhum comentário:

Blogger templates