17/11/2011

Ele quase foi craque: Quaresma


Dribles curtos, velocidade, chute preciso. Características típicas de um jogador português. Todos imaginariam Cristiano Ronaldo, mas na verdade, falo de um jogador que surgiu com a mesma pinta de craque do jogador do Real Madrid, mas acabou não despontando.

Ricardo Quaresma surgiu no Sporting, em 2001, com apenas 18 anos. Em sua passagem pelo Sporting, Quaresma teve como reserva, ninguém menos que o próprio Cristiano Ronaldo. Depois de duas temporadas no time verde e branco, chegou ao Barcelona. Porém, no clube catalão não despontou, muito em função dos desentendimentos com o treinador Frank Rijkaard. Na temporada seguinte regressou à terra natal, dessa vez para jogar no Porto, substituindo Deco, que saira para o Barcelona.

Nos dragões, sua carreira engrenou. Logo no primeiro ano, venceu o Mundial Interclubes, ao derrotar o Once Caldas, na companhia dos brasileiros Diego e Luís Fabiano. Pelo alvi-azul ainda venceu três ligas portuguesas e uma Taça de Portugal. Nessa mesma época, sua carreira na seleção deslanchou, sob o comando de Felipão. O atacante era um dos queridinhos do técnico brasileiro.

Depois de brilhar por quatro temporadas no Porto, Quaresma ruma para a Inter de Milão. Mas sua chegada coincide com a chegada de José Mourinho, que deu poucas chances para seu conterrâneo. Quaresma foi, então, emprestado ao Chelsea, para jogar, outra vez, sob o comando de Felipão. Porém, no clube inglês, fez apenas quatro jogos e saiu sem deixar saudades. Voltou à Inter e não conseguiu se firmar. Acabou vendido ao Besiktas, da Turquia. Era a deixa para mostrar a decadência de Quaresma.

No time turco, tem status de estrela, porém ainda não é unanimidade por lá e entre belos gols, acumula insucessos. Na seleção, quase não tem mais chances e já vê a Eurocopa cada  vez mais longe.

Após deixar Cristiano Ronald no banco, Quaresma era apontado para muitos como um dos grandes craques do futebol mundial, porém, não deslanchou. Com apenas 28 anos e muita lenha para queimar, Quaresma espera poder voltar a brilhar e reconquistar o espaço que tinha no cenário europeu.

Nenhum comentário:

Blogger templates