10/11/2011

O dia que a Fifa perdeu

Para muitos o dia 9 de novembro de 2011, não deve significar muita coisa, mas para quem acompanha seriamente o futebol sabe que essa data pode ter sido um marco na história do futebol, foi o dia em que a Fifa perdeu um duelo, se rendeu aos que levam o futebol a sério.

Tudo começou com um pedido da FA (Football Associacion, responsável pelo futebol na Inglaterra) junto à Fifa para a utilização de uma papoula estilizada na camisa da seleção, que joga no sábado, contra a Espanha. A representação da papoula é uma homenagem aos veteranos da primeira guerra, celebrado no dia 11 de novembro, onde os times usam em suas camisas durante todo mês. A flor vermelha remete à região dos Campos de Flandres, na Bélgica, onde ocorreram algumas batalhas da guerra. Além da flor, os times fazem um minuto de silêncio em todas as divisões do campeonato.

A papoula é usada por todos os times filiados à FA

Porém, a Fifa negou esse pedido, alegando que é proibido qualquer manifestação política, racial ou religiosa, causando indignação em todos na Inglaterra. Mesmo assim, para enfrentar a entidade que gere o futebol, personalidades como o Príncipe William, atletas e ex-atletas, afirmavam que a seleção inglesa e as outras seleções britânicas deveriam “peitar” a Fifa e utilizar o símbolo.

Sabendo que uma grande e importante seleção estava disposta a bater de frente, a Fifa recuou e permitiu a utilização da papoula. Isso só mostra que a Fifa não é dona de tudo. E que o exemplo inglês sirva de exemplo, inclusive para o Brasil, para que Joseph Blatter e seus aliados percebam que o futebol é mais importante que eles.

Nenhum comentário:

Blogger templates