10/02/2012

Loucura basca

Carrancudo mas eficiente. Esse é Marcelo Bielsa.

Joaquín Caparros nunca foi um técnico de expressão. Mesmo assim, sua saída do Athletic Bilbao ao final da temporada, deixava saudades no time. Também, não é pra menos, depois de flertar com o rebaixamente, o Athletic Bilbao voltou à brigar na parte de cima, garantindo vagas em competições europeias e chegando à finais de copas, mesmo usando apenas jogadores da região basca.

Caparros se aventurou no, agora falido, Neuchâtel Xamax, da Suíça. Para seu lugar veio o argentino, que fez ótimo trabalho na seleção chilena, Marcelo Bielsa. "El loco", como é conhecido, sempre se caracterizou por inovar nas escalações de seus times, mas, em Bilbao, resolveu seguir o que seu antecessor havia deixado pronto, um jogo ofensivo com três atacantes. Entre e uma mudança com relação à última temporada, o time começou muito mal o campeonato, conseguindo a primeira vitória apenas na sétima rodada.

Os péssimos resultados de início foram o suficiente para as críticas à El loco começarem. Falava-se até em demissão do argentino. Sem essa. A aposta deu resultado. O time foi se acertando, subindo na tabela e, contando com a volta da boa forma do artilheiro Llorente, o time está entre os primeiros, novamente. De quebra ainda conseguiu chegar mais uma vez na Copa do Rey.

Agora, à apenas dois pontos da quarta colocação, o que o time mais quer é poder voltar à elite do futebol europeu, sem contar com nenhum estrangeiro (nem mesmo espanhois). Bielsa conquistou o carinho dos torcedores na terra das touradas e já foi comentado até como sucessor de Guardiola no comando culé.

O que parecia ser um erro, foi um dos maiores acertos da diretoria do Athletic. Já renovando o elenco, Bielsa conseguiu manter o padrão, ritmo e estilo de jogo. Os resultados continuam aparecendo e resultado pode ser visto na tabela e na alegria do torcedor rojo y blanco.

Nenhum comentário:

Blogger templates