23/02/2012

Sem surpresas

Mesmo sem proporcionar algum improvável resultado, os jogos de volta das 16avos de final, da Liga Europa mostraram bons e emocionantes jogos. Depois do Manchester City bater o Porto na última quarta-feira, por 4 a 0, quinze jogos agitaram a trade/noite de quinta e definiram os classificados e os confrontos das oitavas de finais.

Na base da garra e superação, Athletic vence e pega o Manchester United

Um dos mais emocionantes jogos foi entre Athletic Bilbao e Lokomotiv Moscou. Depois de perder o primeiro jogo por 2 a 1, os bascos, em seus domínios pressionaram desde o início os russos, porém não chegavam a assustar. Insistindo no jogo aéreo, o Athletic pouco conseguia fazer. Quando tudo parecia pior, após a expulsão de Amorebieta, foi aí que toda a paixão basca entrou em campo. Com um a menos os comandados de Bielsa foram pra cima e logo alcançaram o gol, com Muniain, após um leve desvio de cabeça de Llorente. Com o placar garantindo a vaga, restou aos comandados de Bielsa se defender até o último lance para ficar com a vaga.

O adversário do Athletic será o Manchester United, que após ganhar o jogo de ida contra o Ajax, na Holanda, poupou boa parte do time, mas ainda assim saiu na frente do marcador. Os holandeses que já não acreditavam muito na vaga conseguiram o empate já no final do primeiro período. Ainda com esperanças, o time branco e vermelho se lançou ao ataque, mas só conseguiu marcar o tento da virada no final do jogo, tendo pouco tempo de reação para conseguir o gol salvador.

Se o Ajax ficou pelo caminho, outros três holandeses avançaram. O PSV que já havia ganho o jogo de ida por 2 a 0, não deu chances ao Trabzonspor e goleou por 4 a 1. Já o Twente, que também venceu o primeiro jogo, teve uma vitória mais magra. Apenas 1 a 0 contra o Steaua. Gol de Chadli que se aproveitou da bobeira do goleiro Tatarusanu. Mesmo placar da vitória do AZ sobre os belgas do Anderlecht. Também se aproveitando da vantagem de 1 a 0 no jogo de ida, o time de Alkmaar teve um pouco mais de trabalho mas também avançou. Agora, eles enfrentam Valência, Schalke e Udinese, respectivamente.

Dos adversários dos holandeses, apenas o Schalke teve trabalho. Precisou da prorrogação para passar pelo Viktoria Plzen. Mesmo com o placar favorável e um jogador a mais, os azuis reais levaram o empate no final do jogo. Somente no segundo tempo da prorrogação que o Schalke, ou melhor, Huntelaar classificou o time para a próxima fase. O Valência se classificou com tranqüilidade. Depois da vitória na Inglaterra, outra conquista pelo placar mínimo na terra da paella fez os valencianos comemorarem. A vitória mais tranqüila foi da Udinese. Mesmo não estando nem aí para o torneio, o time firuliano segurou o zero a zero em casa e só deslanchou na Grécia, com um três a zero sem complicações.

Outros times que se aproveitaram da vantagem para avançar foram Atlético de Madrid e Metalist. O placar conquistado no primeiro jogo praticamente garantiam a vaga. Ainda assim, ambos venceram. Olympiakos e Hannover que também venceram na ida, tiveram um pouco mais de trabalho, mas ainda assim se classificaram. Além do Manchester United, o Besiktas é outro time que usou a vantagem do jogo de ida e, mesmo perdendo, conseguiu a classificação.

Além de PAOK v Udinese, outros jogos que estavam “abertos”, cujo jogos terminaram empatados na ida, Sporting conseguiu superar o Legia com um gol solitário e o Standard usou o regulamento para segurar o empate sem gols frente o Wisla e se classificou graças aos gols marcados fora de casa.

Nenhum comentário:

Blogger templates