04/03/2012

Entrevista inoportuna

Sabatino, o agente Fifa que falou besteira de mais para o site italiano

Passando por um dos milhões de sites que tratam sobre futebol, vi no tuttojuve.com uma entrevista com o italiano Sabatino Durante, um agente Fifa especializado em futebol sul-americano. O papo foi sobre dois jogadores brasileiros que o mesmo acompanhou no amistoso frente à seleção da Bósnia, na última terça-feira. São eles Dedé e Leandro Damião. Mesmo Dedé não jogando, Sabatino falou com propriedade.

Alvos de times de grande porte na Itália, ambos não são visto com muito apreço pelo italiano. Segundo ele, o futebol brasileiro não é de alto nível. Se Damião marcou 14 gols na última edição do Brasileirão, não marcaria nem cinco na Série A italiana. Ele até o compara com Fred, que fez 20 gols na última edição do nacional mas pouco fez nos tempos de Lyon e que o camisa nove do Inter levaria muito tempo para se igualar artilheiro do Fluminense. 

Durante usa até Neymar como (mau?) exemplo. O astro santista fez apenas seis gols no campeonato paulista, mesmo campeonato em que Giancarlo (Bragantino) é um dos artilheiros e em seu tempo na Europa, chegou a vestir, sem destaque, a camisa da Nocerina, que hoje ocupa a lanterna da segunda divisão.

Para o agente, Dedé é um zagueiro tal como Lúcio, mas que erra o dobro do zagueiro da Internazionale e não vale quanto cobram. O defensor teria dificuldades em jogar na Itália, nesse momento. Bom mesmo deve ser Chivu, Bonucci...

O preço não vou discutir, mas a qualidade tanto de Leandro Damião quanto de Dedé é melhor que muito jogador na Série A. Se não quer pagar tanto, não paguem. Mas eles vão e pagam. Significa simplesmente que eles dependem não só dos brasileiros, mas dos sul-americanos. Vale lembrar que não há um italiano no time titular da Inter, um dos principais da Itália. Depois da Copa de 2010, a FIGC (Federação Italiana de Futebol) queria restringir ainda mais a vinda de estrangeiros para TENTAR renovar os jogadores de futebol italianos.

De tão ruim que Damião é, a capa do Gazzetta dello Sport desse domingo citava que o Milan estaria disposto a oferecer mais de 60 milhões por ele. Imagina se ele fosse um grande jogador... Não sei se logo de cara, mas acho que o colorado tem plenas condições de fazer ao menos 15 gols por temporada na Itália.

Só vou lembrar esse tal de Sabatino que muitos dos brasileiros de destaque nem nem conhecidos por aqui são. E o maior exemplo é Thiago Motta, que só jogou no Juventus, da Mooca e hoje faz parte da seleção do país dele.

Nenhum comentário:

Blogger templates