Fifa e International Board reúnem seus velhinhos nesse sábado para definições que podem mudar o rumo do futebol. Eles decidirão se aprovam ou não novas regras e possíveis mudanças nas regras do esporte mais popular do planeta.
Dentre as principais mudanças estão o uso do spray, cujo qual já usamos por aqui à tempos, possibilidade de mais uma alteração em caso de prorrogação ou implementar o sistema de câmeras para tentar acabar com erros cruciais em um jogo. Abaixo, confira minha opinião sobre os temas que serão discutidos.
Spray: Já era para ter sido aprovado desde o começo. Demoraram para os europeus se renderem a uma ideia verdadeiramente brasileira, que agora tem grandes chances de marcar em campos europeus.
Substituição extra: Útil, afinal os últimos jogos que foram para prorrogação que tive oportunidade de assistir, tiveram muito mais preocupação para que o tempo corresse do que vontade de algum time jogar. Esse jogador pode dar ao menos um ânimo novo antes dos pênaltis.
Câmeras para tira teima: Apesar de muitos acharem indispensável, não gostaria que fosse aprovado, isso por que travaria muito o jogo, e o futebol é tão legal devido sua velocidade. Além disso, ainda não evitaria todos os erros. Mesmo sabendo da péssima qualidade da arbitragem acho as discussões marcaram a história do futebol e isso deixou ele tão empolgante.
Cartão amarelo no pênalti: Dar cartão pelo simples ato da infração é exagerado. Nem sempre o jogador quer fazer o pênalti, mas faz e a simples marcação já resolve a questão.
Cartão vermelho para o último homem: Medida mais controversa pois acabaria com punição com cartão vermelho para o jogador que, sendo o último homem, impedir claramente o adversário que está em reais condições de marcar o gol. Se essa punição acabar, vai virar várzea...
Véu: Algumas equipes femininas islâmicas não poderiam usar o véu para jogar. Mas, tradição é tradição e deve ser respeitado. Porém, deve ser encontrada uma solução viável para os dois lados.
Banco de reservas maior: Aumentar o número de suplentes é válido, afinal, na Copa do Mundo é assim. Com mais opções, os times poderiam deixar melhor a qualidade do jogo.
Auxiliares atrás do gol: Nova moda no Brasil, estará em teste na final da Champions League. Se aprovada, serão efetivados mais dois auxiliares, que ficam como múmias no jogo.
Além dessas, deixo minha opinião para algumas mudanças que poderiam muito bem ser discutidas algum dia.
Pedido de tempo: Uma parada pode deixar o técnico em condições de resolver um problema de marcação o posicionamento sem precisar trocar. Seria um por time no jogo e deveria ser usada até os 30 minutos do segundo tempo.
Cartão azul: Um intermediário entre o cartão amarelo e o vermelho, com punição de uns 15 minutos.
Limite de faltas: Tal como no futebol de salão, um limite de faltas poderia coibir a violência de certos times. Caso excedessem o limite, alguma punição seria imposta ao time, como por exemplo um pênalti.
E vocês, tem alguma ideia que poderia melhorar o futebol? Deixem seus comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário