30/03/2012

Pontos corridos?

Para aqueles que leram o título, não se assustem, pois não entrarem em nenhuma discussão sobre qual sistema deve ser adotado no campeonato brasileiro. O ponto a ser discutido é como os europeus estão começando a gostar da ideia de ter um playoff decisivo.

A idéia já é usada em países como Holanda e Bélgica, mas não para se decidir um campeão e sim pela disputa das vagas em competições européias. Grande parte das segundas divisões dos principais campeonatos também utiliza o playoff para decidir as vagas na elite, geralmente os terceiros colocados disputam com o antepenúltimo da primeira divisão ou há um quadrangular entre os colocados logo abaixo dos que conseguiram vaga direta.

Nessa temporada, a Rússia está utilizando um modo totalmente diferente de campeonato, afim de igualar o calendário local com o restante da Europa. Assim, o campeonato que começou em março de 2011, terminará apenas em maio de 2012. Na primeira parte, os 16 times jogam entre si no tradicional pontos corridos. Na fase final, iniciada no início de março, os oito primeiros faziam um octangular para a disputa do título e vagas européias e os oito últimos disputavam, nos mesmos moldes, para definir os rebaixados.

Porém, a idéia desse palyoff final agradou os russos. O presidente da federação de futebol local, Sergey Fursenko, disse de forma ainda não oficial que os playoffs continuarão acontecendo na próxima temporada. Segundo ele, esse molde de disputa atrai mais o interesse do público.

Aproveitando o embalo, foi a vez do gerente de futebol do Bayer Leverkusen, Rudi Völler, disse dizer que via com bons olhos a introdução de um “mini quadrangular” para definir o campeão alemão.

O único ponto de discórdia disso é que aumentaria a quantidade de jogos dos times. Na Rússia, onde normalmente se jogam 30 jogos, passariam a jogar 36. Parece pouco para os padrões brasileiros de mais de 60 jogos anuais, mas há de se entender que as estações do ano interferem – e muito - na formação do calendário, sem contar que ainda há jogos das copas nacionais e européias.

Essa opção seria válida se os campeonatos reduzissem o número de times por divisão. Por exemplo, com 14 times, daria muito bem para se jogar. E seria muito interessante ver esse projeto em um campeonato desnivelado como o Espanhol. Assim, Sevilla, Valência, Atlético de Madrid, Athletic e mais algum outro intruso teriam chances, pequenas que fossem, de disputar o título com Real Madrid e Barcelona.

Até aqui no Brasil seria interessante. Não pelo fato do equilíbrio, pois o Brasileirão é equilibrado por si só, mas por os jogos decisivos tendem a levar mais público ao estádio, tal como os mata-mata faziam.
Ainda assim, há quem seja contra e não aprove essa idéia. Mas é algo a ser pensado. E já que os “gringos” gostaram, lá vamos nós copiar.

Nenhum comentário:

Blogger templates