Fim de temporada e as seleções se reúnem. Umas para se preparar para a Eurocopa, outras para ajeitar o time para as eliminatórias que começam ou tem continuidade nesse início de junho e outras continuam sendo o saco de pancadas de sempre.
Porém, muito além de ver os times se preparando para a Euro-2012, já começo ver times com potenciais para estar no Brasil em 2014. Claro que Itália, Espanha, Inglaterra, Holanda, Alemanha e outras seleções tradicionais só ficarão fora do mundial caso uma catástrofe aconteça. Mas como o mundial tem a presença de 32 seleções, confira abaixo quais serão possíveis nações que desfrutarão a alegria da Copa do Mundo.
Começando pela Europa. A série de amistoso (óbvio que não acompanhei todos) pode mostrar evolução em times que vinham sumidos. A Bélgica é o principal exemplo. Fora da Copa do Mundo desde 2002, o time tem uma das melhores gerações (já ressaltado nesse blog), embora os resultados ainda não convençam. Com Hazard, Vermaelen, Kompany e outros bons jogadores, deu sorte de cair em um grupo sem nenhum gigante europeu. Croácia e Sérvia deverão ser os times que mais poderão atrapalhar o sonho belga, porém, como as repúblicas da antiga Iugoslávia não vem bem, é possível que os belgas consigam até a primeira colocação.
Boa geração belga tem boas chances nas eliminatórias
Outro que pode ressurgir no cenário mundial é a Búlgaria. Depois de boa Copa em 1994, os búlgaros tiveram presença discreta na França em 1998 e desde então quase não se houve falar mais deles. A vitória ante a Holanda, embora em amistoso, serviu para dar mostras que o time, pode buscar a vaga. No mesmo grupo que a Itália, o time búlgaro deve disputar uma vaga na repescagem com a Dinamarca.
A Irlanda é outra que deve voltar a um Mundial. Depois de ser "assaltada" na repescagem da Copa de 2010, com aquele gol de Gallas, após uma mão amiga de Henry, o time chega forte na Eurocopa, mas deu azar em cair no mesmo grupo das eliminatórias de Alemanha e Suécia. Quem também não levou sorte foi a Finlândia. Mesmo com um time bem montado, não deve ser dessa vez que os finlandeses deverão chegar ao Mundial, isso porque tem pela frente no grupo nada mais, nada menos que Espanha e França.
Turquia, Islândia e Bósnia Herzegovina tem alguma chance de conquistar a vaga, mas na repescagem. Quem deve ficar de fora é um dos países sede da Euro-2012. Ucrânia e Polônia estão juntas no grupo com a Inglaterra. Nessa, vantagem polaca que tem um time melhor.
Na América do Sul, a única possível surpresa poderá ser a Venezuela. Porém, a vino tinto já teve dias melhores. Na Ásia, nada deve fugir dos tradicionais times. Pífios na última edição do Mundial, Japão, Coreia do Sul e Austrália não devem ter trabalho para vir ao Brasil. Alguns candidatos a completar o quarto representante são Irã e Uzbequistão. Iraque corre por fora para conseguir uma vaga via repescagem.
Venezuelanos querem fazer história e chegar à sua primeira Copa
Na Oceania, qualquer coisa além da Nova Zelândia seria uma zebra terrível. Na América Central e do Norte, Canadá, Guatemala, Honduras, Costa Rica e Jamaica lutam para se juntar aos favoritíssimos Estados Unidos e México. Detalhe para o Canadá que parece estar aprendendo a jogar o "soccer".
Para finalizar, a África. Além das favoritas Gana, Nigéria e Costa do Marfim, há os sempre candidatos Egito, Marrocos e Tunísia. Porém, a última Copa Africana deu mais dois bons representantes. Zâmbia, campeã do torneio e Gabão. A missão mais difícil é dos zambianos que se quiserem vir ao Brasil terão que deixar para trás simplesmente Gana.
Campeã africana terá de superar Gana para vir ao Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário