29/05/2012

Arena Gdansk


Mais um estádio da Eurocopa nesse blog. A Arena Gdansk receberá a principal partida da primeira rodada e uma das principais partidas do torneio. Nada mais nada menos que Espanha v Itália. O confronto entre os dois últimos campeões do mundo será crucial para, em tese, decidir o campeão do grupo.

Conhecida também por Arena do Báltico, o estádio é o que se pode chamar de grande construção na cidade. Quem se deu bem foi o Lechia Gdansk, time local que antes jogava em um pequeno e simples estádio (Estádio MOSIR)que comportava cerca de 11 mil pessoas.

Inspirado no Veltins Arena, em Gelsenkirchen e no AWD Arena de Hannover, a arena mais parece o estádio Soccer City, palco da final da Copa do Mundo de 2010. Com capacidade para pouco mais de 43 mil espectadores, se tornou o terceiro maior estádio polaco. Com as obras iniciadas em 2008, em 14 de agosto  de 2011 o estádio já estava pronto e inaugurado pelo próprio Lechia, em um empate ante o Cracóvia. Dois meses depois, a seleção polonesa utilizou o estádio em uma partida amistosa contra a Alemanha, terminada em 2 a 2.

Sua alcunha foi comprada pelo Grupo de Energia Polaca e após a Eurocopa passará a se chamar PGE Arena. Vale lembrar que nas competições oficiais de seleções os estádios em todos os lugares não poderão ter o nome do patrocinador, a não ser que ele seja parceiro do torneio em questão, o que não é o caso da PGE Arena.

Além do grande confronto, receberá mais duas partidas da primeira fase e uma partida das quartas de finais, que pode até ter a presença da seleção polonesa, caso a mesma termine na segunda colocação do grupo A.


Nenhum comentário:

Blogger templates