28/05/2012

Uma volta ao passado

Boca fechada na hora do hino rendeu uma ignorante suspensão à Ljajic

Depois de tantos anos vivendo em meio ao comunismo, guerras, mortes e tanto sofrimento, grande parte da população da Iugoslávia ficou aliviada com a separação do país. Questões ideológicas, políticas e raciais ficaram de lado e hoje nações como Montenegro, Bósnia e Kosovo começam a se reconstruir e a população voltar ao "normal".

Porém, para o atual técnico da seleção sérvia, Sinisa Mihajlovic, o autoritarismo ainda prevalece. Um dos grandes zagueiros que atuaram no futebol italiano na década de 1990, iniciou sua carreira como técnico a pouco tempo. Até vinha fazendo bons trabalhos mas em um único momento conseguiu estragar tudo. Ao assumir o comando da seleção que defendeu, impôs regras ao jogadores e uma delas é a obrigatoriedade de cantar o hino nacional. 

O bom atacante Ljajic, da Fiorentina, que se tornou um jovem problema a partir do problema com o ex-treinador de seu clube, Delio Rossi, quis bater de frente com Sinisa. Talvez bater de frente seja algo errado, o bom mesmo seria que ele simplesmente não quis cantar o hino por "questões pessoais". Em um país que viveu tantos problemas, não seria surpresa que algo o incomodasse.

Mas o treinador não quis saber. Barrou o jogador da equipe. Ele foi cortado após o jogo contra a Espanha e só voltará à seleção se "repensar" no caso. Já que o próprio jogador não se manifestou sobre o caso, é bem provável que enquanto Mihajlovic for treinador, ele estará de fora. Autoritário, o ex-zagueiro parece ter esquecido dos problemas passados que tanto incomodaram a população.

E não me venham falar de patriotismo. Em nenhum momento ele desrespeitou as cores sérvias. Depois de tanto sofrimento, tantas divisões, os sérvios, croatas, montenegrinos e tantos outros ainda não sabem bem de onde são ou de onde vieram. 

Quem sai perdendo é a seleção, que tem um bom time, mas um peça importante como o atacante, embora jovem, pode ser o diferencial em um time que busca chegar em mais uma Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Blogger templates