27/05/2012

Deportivo de volta


O campeonato espanhol já não é muito bem quisto por muitos, só tem um pouco de apelo porque Real Madrid e Barcelona são os donos do país ibérico como também estão na elite europeia. Porém, os confins da segunda divisão, que teve nesse final de semana sua penúltima rodada, pode consagrar dois times muito conhecidos aqui no Brasil com a volta a primeira divisão. 

O primeiro que garantiu a vaga foi o Deportivo La Coruña, time adorado pelos brasileiros, principalmente por ter sido casa de jogadores tupiniquins como Rivaldo, Bebeto, Mauro Silva, entre outros e ter tido seu auge entre o final da década de 1990 e o início dos anos 2000. O time azul e branco conseguiu não só o título da Liga em 1999-2000, chegou à semifinal da Champions League na temporada 2003-04, eliminando o Milan.

Mas, após um ano desastroso dentro e fora de campo, o time sucumbiu à elite e foi rebaixado. Mostrando que aprendeu os erros, fez uma campanha espetacular na Liga Adelante, com 88 pontos e 28 vitórias. 

Junto do Depor, quem quer subir direto é o Celta, casa de brasileiros como Edu e Iriney e que fez participações honrosas em Ligas dos Campeões passadas, mas que a muito não frequenta a primeira divisão. Para subir sem precisar passar pelos temidos playoff's o time necessita ao menos um empate na última rodada, contra o Córdoba, que briga por uma vaga à disputa final. Colado está o Valladolid, que poderia estar em melhor situação se vencesse o Alcorcón, mas acabou levando o empate no final do jogo.

Enquanto o Deportivo se livrou da segundona, torcedores do Tenerife e do Albacete não veem a hora do time jogar a segundona. Mas, espere...é por uma boa causa. Esses times que até pouco tempo atrás frequentavam a primeira divisão, amargavam a terceira divisão. Embora não tenham ficado com as vagas diretas, estão na disputa da vaga.

Se os principais campeonatos já estão em férias, as divisões inferiores da Espanha ainda tem muito o que mexer com a emoção do torcedor.

Nenhum comentário:

Blogger templates