06/05/2012

Será que algum dia veremos isso?

Imaginem algum dia os torcedores colocando uma faixa com "Obrigado Tite"

Gracies Pep! Esse foi o slogan de uma das mais emocionantes imagens dos últimos anos. Pep Guardiola se despediu do Camp Nou nesse sábado, sua casa durante quatro anos. A torcida o homenageou de todas as maneiras, com faixas, cartazes, lágrimas e palavras. Ao final do jogo, que foi o menor pedaço do bolo mas ainda assim teve Messi marcando quatro gols, jogadores e torcida se uniram num só coro: GUARDIOLA! GUARDIOLA!

Fico me perguntando, será que veremos isso aqui no Brasil? Pessoas chorando ao ver o seu principal treinador se despedir do clube, com raras vezes criticado. Claro que o time colaborou, mas em momento nenhum Pep foi criticado ou pressionado. Sua saída não se deu devido a eliminação inesperada na Champions League ou por ter perdido a Liga para o Real Madrid. Ele mesmo quis sair pois considerou que o desgaste de ser sempre o melhor é insuportável.

Aqui no Brasil, há treinadores que consideram insuportável trabalhar em algum time após uma derrota. Mudanças as vezes são necessárias, mas a manutenção de um treinador é fundamental. E não precisa nem ser um tempo longo como Alex Ferguson, no Manchester United, basta que tenha continuidade. Pep ficou apenas quatro anos, mas tempo suficiente para se tornar inesquecível. 

Comparem com os principais técnicos por aqui. Sempre que marcaram época, tiveram um tempo de trabalho razoável, não a toa os títulos vieram. Muricy Ramalho nos tempos de São Paulo deixou o time do Morumbi como um dos principais do Brasil. No Barcelona, Pep deixou o time como um dos melhores da história além de "reinventar" a maneira de se jogar futebol.

As homenagens foram mais que merecidas. E eu espero poder fazer ou ver o mesmo aqui no Brasil.



Nenhum comentário:

Blogger templates