09/07/2012

Ganso. Genial em campo, bestial fora dele



Uns o chamam de gênio, outros de craque e outros simplesmente de Paulo Henrique Ganso. O meia que chegou de mansinho e em 2010 já era um dos líderes da equipe e dava pinta de estourar como grande promessa brasileira. Seu célebre ato dizendo que não sairia de campo, na partida final do Campeonato Paulista, contra o Santo André, contrariando o treinador, mostrou que o garoto tinha personalidade.

Porém, o Ganso de hoje não é nem sombra do jogador que encheu de expectativa a torcida brasileira. Seguidas lesões prejudicaram seu desempenho, mas o que mais atrapalha o camisa 10 é sua (?) comparação com o amigo Neymar.

Que Neymar é um craque, disso ninguém duvida, nem mesmo a diretoria, que transformou o jogador na “menina dos olhos”. Seu nome e sua imagem geram lucros absurdos ao time praiano, mas engorda também a conta bancária do jogador. Se Neymar ganha uma fortuna, Ganso está longe disso. Por essas e outras (entenda como pressão de empresários) o jogador já começa a ser visto com desconfiança pelos torcedores.

Seu contrato com o Peixe é tema freqüente de discussão. Segundo o portal Lancenet, sou salário atual é de R$130 mil ao mês. O time santista oferece 350 mil mais algumas porcentagens em seu direto de imagem em um novo contrato, mas o atleta quer ao menos 1 milhão. Isso faz a torcida pensar que o jogador só joga por dinheiro e por isso o critica.

Discussões como essas que acabam interferindo no seu rendimento e o fez cair em “desgraça” Ganso já não é unânime na seleção, uma vez que Oscar, do Internacional, surge como nova esperança da camisa verde e amarela. Nem mesmo na Europa Ganso tem lugar cativo. Se antes Internazionale, Milan e tantos outros surgiam como interessados, hoje poucos o vêem como o talento que aparentou ser.

Ganso por si só tem um estilo diferente do protótipo de jogador moderno. Não corre, não marca, não é um guerreiro em campo. Mesmo genial em alguns momentos, ele se considera pouco valorizado.

Nunca vi nele um gênio como vi em Rivaldo ou Zidane, por exemplo, mas é um baita jogador. Porém, seu descaso com clube santista e com si mesmo em campo poderia transformá-lo de craque em esquecido em pouco tempo.

Nenhum comentário:

Blogger templates