11/07/2012

Olho nele: Gebre Selassie


A surpreendente campanha tcheca impressionou a muitos. Um time que depende muito de seu goleiro, Petr Cech e de Rosicky no meio campo. As seguidas lesões atrapalharam a trajetória do meia na competição, mas ainda assim o time cumpriu seus objetivos. Eu digo que chegou além disso, pois apostava em um fracasso.

Mas nem só dos veteranos viveu a seleção comandada por Michal Bilek. Nomes com Pilar, Hubschman e principalmente Gebre Selassie tiveram papel importante. O lateral, foi muito contestado antes da competição pois seria o primeiro negro a vestir a camisa tcheca em um torneio. Filho de pai Etíope, teve muitos problemas com torcedores que não o aceitavam, mas após a Euro brilhante que fez, a situação deve ser outra.

Apesar de ter origem africana, Gebre Selassie nasceu na República Tcheca, país de origem de sua mãe. Iniciou sua carreira em 2005, com 19 anos mas foi só em 2008 que despontou para o cenário europeu, ao acertar com o Slovan Bratislava, um dos principais times do país. Apesar de forte no território tcheco, o Slovan não tem expressão europeia. Na última temporada, a grande façanha foi eliminar a Roma na fase eliminatória da Liga Europa, mas acabou sucumbindo na fase de grupos.

Desconhecido por quase todos, Selassie fez uma grande Euro e despertou atenção do Werder Bremem, que não exitou em contratá-lo. Agora na Alemanha, pode ter a chance de jogar um campeonato de peso e voltar à seleção ainda com mais experiência. Mesmo não sendo nenhum garoto, ainda tem muita lenha para queimar e mostrar para os torcedores racistas que a cor não influencia no futebol.

Nenhum comentário:

Blogger templates