19/12/2011

Espelho europeu, porque não?

Nenhum centavo gasto com eles. Todos vieram de La Masia

Acho que nem preciso ficar falando do jogo de ontem, pois muitos devem ter visto e para o santista, que está de cabeça cheia, nada mais chato que ficar lendo um texto sobre a derrota de seu time. Então, nesse texto vou mostrar como os brasileiros podem se espelhar no Barcelona.

Sempre que há uma final de mundial de clubes, um mesmo papo vem à tona. Para os sul-americanos fica difícil, pois os europeus têm muito mais dinheiro e não há como competirmos de igual para igual. Mas se há algo que o santista não pode falar é isso.

Dos onze jogadores que começaram o jogo pelo lado do Barcelona, nove eram provenientes das categorias de base (Valdés, Piqué, Puyol, Busquets, Xavi, Iniesta, Messi, Thiago e Fábregas). Vale ressaltar que Piqué e Fábregas começaram profissionalmente no futebol inglês, mas se criaram em La Masia, local de treinamentos dos jovens do clube blaugrana. Por outro lado, quase sempre nos referimos ao Santos como “Meninos da Vila”, mas do time titular, apenas Rafael, Léo, Neymar e Ganso foram formados na Vila, enquanto os outros, ou não tem nada de meninos, nem vieram da base santista.

Tudo bem... dou razão àqueles que falam da dificuldade de manter os jogadores aqui. Mas assim como o Barça, o Santos ou qualquer outro time poderia implementar o pensamento de apostar nas categorias de base, com um padrão de jogo definido. Assim, precisaria se contratar bem pouco e já teria uma filosofia definida  no estilo de jogo.

Aqui, valorizamos (até demais) quem vem de outros clubes e não prestigiamos as “crias” da base. Só apostamos nos jovens, quando os contratados não vão bem. Além de ser mais barato, o clube já teria um jogador identificado, sabendo o que te espera nos profissionais.

Todos acham difícil se espelhar nos europeus, mas pelo menos nessa questão, poderíamos ser igual ao Barça. Quem sabe daqui alguns anos não teríamos um time que jogasse com nove jogadores da base no time principal e brilhasse não só aqui, mas lá fora também, em alguma disputa de Mundial de Clubes. 

Nenhum comentário:

Blogger templates