08/12/2011

Estádio de Toyota


É hora de partir para o Japão. O Santos disputará o Mundial de clubes e os torcedores aqui no Brasil (não me incluo nessa lista) estarão torcendo pelo time da baixada. O tão esperado jogo é contra o Barcelona, mas antes disso o time da Vila terá de passar por outro adversário (Kashiwa Reysol ou Monterrey). E o primeiro confronto do Peixe será no estádio de Toyota. A cidade, homônima da famosa marca de automóveis é a casa do Nagoya Grampus além de também ser casa do Toyota Verblitz, time da segunda divisão.

Construída em 2001, como celebração dos 50 anos de fundação da cidade, não foi usada na Copa do Mundo do ano seguinte, mas, em compensação, foi usada na disputa de três edições do Mundial de Clubes de 2005, 2006 e 2008. Porém, nas três edições, nenhum time de ponta passou por lá e, caberá ao Santos essa honra.

Além dos mundiais, o Estádio de Toyota já foi palco de duas edições da Copa Kirim, torneio amistoso de seleções e um jogo, válido pelas eliminatórias da Copa da Ásia de 2011. Com capacidade para 45 mil pessoas e um belíssimo teto retrátil, ele substitui o Estádio Nacional de Tóquio como palco dos principais e da maioria dos jogos.

Vamos ver ser ele dará sorte ao Peixe, ou não.

Nenhum comentário:

Blogger templates