15/01/2012

Vale quanto joga?

Thaigo Neves joga pouco pelo que ganha

Começo de ano só nos preocupamos com os times para ver as contratações. Mesmo com os amistosos, que servem apenas para descontrair, o que queremos sabe é quem vestirá a camisa das nossas equipes. Porém, qualidade técnica a parte, vemos porque nossos clubes estão na situação que estão. Qualquer jogador meia boca quer receber horrores para acertar com um time grande. E os que já são considerados craques, querem receber mais ainda em cada situação.

A última grande negociação (praticamente) fechada foi de Thiago Neves, que estava emprestado ao Al Hilal, da Arábia Saudita ao Flamengo e foi para o Fluminense, clube em que começou. Para trazer o meia, a Unimed, patrocinadora do clube carioca, pagou 17 milhões de reais e pagará mais de 700 mil reais de salário por mês.

Longe de mim dizer quanto cada um merece ganhar, mas é muita grana que os clubes brasileiros gastam. Claro que é válido pagar mais de um milhão por mês a Neymar, afinal, o cara joga muita bola e dá lucros com patrocínios, mas Thiago Neves traz retornos somente dentro de campo, e nem são tantos assim. Montillo, jogador desejado pelo Corinthians, é avaliado pelo Cruzeiro em 15 milhões de euros. O time paulista ofereceria cerca de 20 milhões de reais e, somando aos salários e prêmios dos cinco anos de contrato, custaria 50 milhões. Muita grana pra pouca bola, mesmo sendo ele um dos melhores jogadores que cá atuam. Até jogadores medianos não aceitam jogar nos principais times do eixo Rio-São Paulo por menos de 50 mil/mês. Um absurdo.

E não é só com jogadores que os times tem gastos excessivos, com técnicos também. Para se ter uma idéia, o técnico que mais recebe na Itália, Massimiliano Allegri, do Milan, fatura pouco mais de 400 mil por mês, enquanto aqui, temos treinadores recebendo um milhão. Para piorar, já há quem pense em economizar nas categorias de base.

Pagar as dívidas ninguém paga. Aí ficam dependendo de jogos de azar, como a Timemania ou ficam pedindo para os torcedores “doarem” dinheiro para contratações. Não caia nessa, torcedor, pois além de sofrer, temos que pagar por isso também?

Nenhum comentário:

Blogger templates