16/11/2012

Ekstraklasa (Campeonato Polonês)



Uma das sedes da última Eurocopa, a Polônia luta para reviver os bons tempos vividos nos anos 80. A competição alavancou ainda mais o interesse do público para o futebol polonês que nos últimos anos revelou uma série de bons jogadores como Lewandowski, Kuba e Piszczek. Como ainda não tem uma condição financeira comparável com suas vizinhas Alemanha ou Ucrânia, se vê obrigado a ver os grandes destaques brilharem em outros campos.

Mas nem por isso o campeonato deixa de ser atraente. A disputa frenética pelo título normalmente envolve os grandes Legia, Lech Poznan e o Wisla, mas sempre aparece um intruso. O intruso da vez é o Polonia Varsóvia, que só não desbancou até o momento o Legia, mas a distância é de apenas um ponto. O time líder, o Legia, luta para voltar ao tempo em que era o dono do país, no início da década de 90. Para isso trouxe o badalado e encrenqueiro Ljuboja, ex-Stuttgart e Hambuurgo. Mas, além de conter o avanço do Polonia, precisa se preocupar com o Lech. O clube de Poznan é um dos destaques dos últimos anos no campeonato polonês, tendo vencido a competição na temporada 2009-10.

Já fora da zona de classificação dos campeonatos europeus, o Górnik Zabrze, tradicional time polaco que, ao lado do Wisla é o maior campeão nacional, com 14 títulos, está com 20 pontos e tenta retomar o sucesso de outrora. Porém, seu concorrente em número total de títulos, o Wisla, principal time polonês não vem bem. Ocupando apenas a 12ª colocação, repete o fiasco da última temporada quando não conseguiu nem chegar entre os cinco primeiros.

Independente do quem leve o título, o mais importante para a Polônia é que os novos talentos continuem surgindo e melhorem o nível da seleção, mesmo que em pouco tempo eles precisem tomar o rumo dos outros países da Europa.

Confira a classificação até a 11ª rodada:

1º Legia Varsóvia - 24 pontos
2º Polonia Varsóvia - 23 pontos
3º Lech Poznan - 23 pontos
4º Górnik Zabrze - 20 pontos
5º Slask Wroclaw - 19 pontos
6º Lechia Gdansk - 18 pontos
7º Widzew Lodz - 17 pontos
8º Jagiellonia Bialystok - 15 pontos
9º Piast Gliwice - 15 pontos
10º Pogón Szczecin - 14 pontos
11º Ruch Chorzów - 14 pontos
12º Wisla Cracóvia - 12 pontos
13º Korona Kielce - 12 pontos
14º Zaglebie Lubin - 8 pontos
15º Podbeskidzie Bielsko-Biala - 5 pontos
16º GKS Belchatów - 4 pontos

Artilheiro: Danijel Ljuboja (Legia) - 4 gols


Nenhum comentário:

Blogger templates