16/12/2012

Atacar é a solução

Ao contrário de muitos, não sou daqueles que ficam parabenizando a conquista do Corinthians, afinal, como bom palmeirense, queria mesmo é ver o time do Parque São Jorge levar uma lavada tal como levou o Santos no ano passado.Também não acho que o título do Corinthians seja bom para o futebol brasileiro, afinal, de que adiantou os títulos mundiais de Peñarol e Nacional na década de 60 e 70 ou o do Porto em 2004. Em nada melhorou o futebol Uruguai, apesar da boa participação na Copa de 1970 ou o futebol português, cada vez mais pobre tecnicamente. Porém, o título veio. E quanto a isso não há o que se contestar.

Mesmo detestando o Corinthians e sem nenhum apreço por Tite, é inegável que ele deu uma basta na sina de medrosos dos brasileiros contra europeus. Seu Adenor não teve medo do Chelsea. E nem deveria, afinal esse é, muito provavelmente, um dos europeus mais fracos desde o Liverpool de 2005. Mas nada que desmereça o triunfo.

Tite mostrou que a melhor maneira de vencer é atacando e se perdesse, teria mostrado que a melhor forma de perder é atacando. Mesmo sabendo que as vezes somos infinitamente inferiores, como no caso do Santos ante o Barcelona, defender não é a melhor das soluções. Claro que também não adianta sair que nem vaca louca em busca do gol, mas só de fazer o adversário se preocupar, já é o primeiro passo para a vitória.

Nenhum comentário:

Blogger templates