Depois de analisar os confrontos de mata-mata da Champions League, é hora de voltar os olhos para a América e fazer um prognóstico dos grupos da Copa Libertadores, sorteados nessa sexta-feira, com muita enrolação e bajulação na sede da Conmebol.
Pré-Libertadores
Jogo 1: Tigre (ARG) x Deportivo Anzoátegui (VEN)
Ao que tudo indica, os encrenqueiros do Tigre tem boas chances de avançar. Mais consistente e mais rodado que os venezuelanos, pesa a favor dos argentinos a boa experiência na Copa Sulamericana.
Jogo 2: Grêmio x LDU (EQU)
O confronto mais equilibrado da fase preliminar. A LDU é sempre um temido adversário aos brasileiros por ter sempre bons jogadores e fazer do jogo em Quito um verdadeiro tormento para qualquer adversário. Tarimbados, darão trabalho ao Grêmio que conta com sua nova Arena para fazer as vezes do Olímpico além de experientes jogadores.
Jogo 3: Tolima (COL) x Club Cesar Valejo (PER)
Carrascos do Corinthians, o Tolima deverá ter bem menos trabalho para avançar à fase de grupos, uma vez que o Cesar Valejo disputa sua primeira Libertadores e sua fragilidade reflete o mau momento do futebol peruano.
Jogo 4: Olímpia (PAR) x Defensor (URU)
Duelo equilibrado. Dois times que nos últimos anos foram presenças frequentes nas competições sulamericanas e normalmente complicando muitos adversários. Como ambos países não vivem boa fase futebolística, é difícil até de fazer um prognóstico, mas colocando a tradição à mesa, o Olímpia é favorito.
Jogo 5: São Paulo x Bolívar (BOL)
Na teoria o São Paulo é amplo favorito, mas sempre temos que considerar o fator altitude. No ano passado o Santos, com Neymar e tudo perderam perto das nuvens. Se tiver um mal dia em São Paulo, o tricolor fica na primeira fase.
Jogo 6: Deportivo Iquique (CHI) x León (MEX)
Outro estreante, os chilenos são considerados modestos até mesmo em território nacional. Em compensação, o León é um time recém voltado à primeira divisão e que quer aproveitar a Libertadores para despontar para o futebol sulamericano. Não a toa já contratou Rafa Marquez (aquele mesmo, ex-Barcelona) e Nery Castillo para fazer bonito em 2013.
Fase de grupos
Grupo 1: Barcelona (EQU), Nacional (URU), Boca Juniors (ARG) e Toluca (MEX)
Quatro equipes bem equilibradas, talvez com o Boca mais em vantagem. Os equatorianos, apesar de voltarem a despontar no futebol, ainda está bem abaixo das outras equipes do grupo. O Nacional sempre conta com sua tradição e a mística do Estádio Centenário, além de ter o talento de Recoba em campo. O Toluca é sempre um mexicano que dá trabalho.
Palpites: Boca e Nacional classificados
Grupo 2: Sporting Cristal (PER), Libertad (PAR), Palmeiras e Vencedor do jogo 1
Dos males o menor para o Palmeiras. Com um grupo nem tão difícil terá mais tranquilidade para se fortalecer e acertar o time. O Sporting Cristal não deve ser ameaça a ninguém e o Libertad deve ser a grande complicação para o Palmeiras. Quem vier de Tigre e Deportivo Anzoátegui, também não deve incomodar o Verdão.
Palpites: Palmeiras e Libertad classificados
Grupo 3: Arsenal (ARG), The Strongest (BOL), Atlético-MG e Vencedor do jogo 5.
Não fosse a possibilidade de poder encarar o São Paulo, o Atlético teria um grupo fácil. Os argentinos (com exceção de River, Boca e Vélez) apesar de sempre "encardidos", no futebol não metem medo aos brasileiros. O The Strongest pode tirar pontos de alguém e complicar o grupo, mas classificação é bem improvável.
Palpites: Atlético-MG e São Paulo classificados. Se o São Paulo não passar, o Arsenal classifica.
Grupo 4: Vélez Sarsfield (ARG), Peñarol (URU), Emelec (EQU) e Vencedor do jogo 6.
Uns dizem ser o grupo da morte, apesar de ser difícil credenciar tais times como potências. Todos sabem do poderio do Vélez e da tradição do Penãrol, porém, Emelec é apenas uma força emergente e quem vier do jogo 6 também não tem tradição nenhuma. Caso venha os mexicanos do León, complica um pouco mais o grupo.
Palpites: Vélez e Emelec classificados
Grupo 5: Corinthians, San José (BOL), Millonarios (COL) e Tijuana (MEX)
Por nomes, nada muito difícil para o Corinthians, porém as longas distâncias e as dificuldades da altitude (Oruro é a cidade mais alta dessa atual edição da Libertadores) complicam o brasileiros. Fora da altitude o San José não deve assustar, em compensação, Millionarios mostrou que pode complicar o Timão como fez com Palmeiras e Grêmio na Copa Sulamericana e o Tijuana é o atual campeão mexicano.
Palpites: Corinthians e Tijuana classificados.
Grupo 6: Independiente Santa Fé (COL), Cerro Porteño (PAR), Real Garcilaso (PER) e Vencedor do jogo 3.
Em tese o grupo mais fácil da Libertadores. Melhor para o Cerro Porteño que não deve ter trabalho para avançar, inclusive em primeiro e com boa pontuação. Os colombianos já complicaram a vida do Botafogo no ano passado, pela Copa Sulamericana, mas pouco assustam. O Real Garcilaso é o clube mais novo da Libertadores, fundado em 2009 e disputa sua primeira grande competição. Mesmo que venham com muita empolgação deverá ser o saco de pancadas do grupo. Quem vier de Tolima ou Cesar Valejo briga por vaga com o Santa Fé.
Palpites: Cerro Porteño e Santa Fé classificados
Grupo 7: Deportivo Lara (VEN), Universidad de Chile (CHI), Newell's Old Boys (ARG) e Vencedor do jogo 4.
Independente de quem venha da pré-Libertadores, deixará o grupo embolado, com três times brigando ferozmente por duas vagas, isso porque o Lara pouco deve incomodar. La U com seu futebol que agradou a América e Newell's, representando o bom futebol argentino são os favoritos, mas o Olímpia pode muito bem eliminar um dos dois.
Palpites: Universidad de Chile e Olímpia classificados. Caso o Olímpia não avance na fase preliminar, Newell's se classificará.
Grupo 8: Fluminense, Huachipato (CHI), Caracas (VEN) e Vencedor do jogo 2.
Pode parecer fácil, mas o grupo é chato de se jogar. O Fluminense é o favorito, mas o Caracas já incomodou em edições passadas. E para aqueles que ficam tirando um sarro do Huachipato, é bom tomar cuidado, afinal o time foi campeão chileno depois de 60 anos e tem um time bem entrosado. Quem vier de Gremio e LDU também complicará o grupo, mas será candidato à vaga.
Palpites: Fluminense e Gremio ou LDU classificados
Nenhum comentário:
Postar um comentário