26/12/2012

Muita grana para pouco futebol


Robinho e Nenê, dois sonhos de consumo de alguns times brasileiros. Eram dado como certos no futebol tupiniquim para 2013, mas bastou negociar os salários que tudo foi por água abaixo. Nem Santos, nem Flamengo e nem mesmo o Corinthians estão dispostos a arcar com o alto -e absurdo- salário de ambos. Segundo o que se especula, Nenê havia pedido 1 milhão por mês ao Santos e Robinho, aceitaria reduzir seu salário à 800 mil reais. 

O salário pode ser pago facilmente na Europa, mas raramente pode ser pago aqui no Brasil. Com todo respeito à eles, não valem nem metade. As altas cifras europeias iludem alguns jogadores, que acham que merecem ganhar por aqui o ganhavam lá fora. Se os grandes jogadores de cada time já ganham demais, o que dizer de jogadores que não são nem metade do que acham que são? Foi assim que muitos times europeus foram à beira da falência, quando não chegaram nela de fato.

Vendo as folhas salariais dos principais times brasileiros, facilmente entendemos porque alguns estão tão endividados. Qualquer "João Vitor" ou qualquer "Pará" ganha seus 100 mil ao mês. Enquanto isso, promessas da base perdem espaço e saem a preço de banana para despontar na Europa, sendo contratados como craque, anos depois pelos clubes brasileiros. Vide exemplo de Marquinhos, do Corinthians, que não teve espaço por causa do contratado Wallace, e que hoje desponta como titular absoluto da Roma. 

Nenê pode ter todo o respeito dos franceses, mas aqui no Brasil ele é apenas um qualquer, como tantos outros. Jamais marcou época em algum clube por aqui. Se quer ganhar 1 milhão por mês, que fique lá ou vá para a Turquia, porque, eu como dirigente não pagaria 200 mil. E assim é Robinho. 800 mil por mês só mesmo por um grande craque, que faria a diferença dentro e fora de campo. Sinceramente, Robinho não se enquadra em nenhum dos dois itens.

Temos sorte de ser pouco afetado pela crise, mas ainda assim, alguns clubes não conseguem nem pagar a conta de luz. Ainda assim, vivemos tempo de bonança. Resta saber se gastando tudo isso que estamos gastando com jogadores meia boca, teremos essa fartura em alguns anos.


Nenhum comentário:

Blogger templates