Como de praxe, toda sexta-feira, escrevo um resumo dos minúsculos campeonatos que nacionais que tem na Europa. Hoje chegou a vez da liga nacional da Estônia, ou para os íntimos, Meistriliiga.
Como vem sendo costume, o título se aproxima de ficar pelo 11º ano consecutivo na capital Tallinn. Desses dez títulos, cinco foram do Levadia, um do TVMK e os outros quatros ficam na conta do Flora Tallinn, atual campeão do torneio.
Por ter participado das fases preliminares da Liga dos Campeões, o Flora tem dois jogos a menos que os rivais diretos, mas mesmo assim, tem vantagem de dois pontos a mais que Kalju Nõmme, 50 a 48, respectivamente. Mas, já fora por uma briga nas competições europeias, o atual líder luta para sonhar com voos mais altos na próxima temporada, por isso precisa se manter na ponta, já que apenas o campeão briga por uma vaga na Champions League.
O destaque [negativo] é o Ajax Lasnamäe. O homônimo do time holandês, já disputou 23 partidas e, acreditem, não ganhou nenhuma. Foram três empates, vinte derrotas e 95 gols sofridos, em uma média de 4,1 gols sofridos por jogo. Será que os torcedores ainda acreditam?
Assim como no Brasil, a classificação por lá é meio bagunçada, já que há times com 20, 21, 22 e 23 jogos. Quem tem vinte jogos, caso do Flora, ainda tem mais 16 pela frente, lembrando que o campeonato lá é disputado em quatro turnos.
1º Flora Tallinn - 50 pontos
2º Kalju Nõmme - 48 pontos
3º Levadia Tallinn - 45 pontos
4º Trans Narva - 45 pontos
5º Kalev Sillamäe - 33 pontos
6º Tammeka Tartu - 26 pontos
7º Paide Linnameeskond - 23 pontos
8º Viljandi - 20 pontos
9º Kuressaare - 13 pontos
10º Ajax Lasnamäe - 3 pontos
Artilheiro: Aleksandrs Cekulajevs (Trans Narva) - 22 gols
Nenhum comentário:
Postar um comentário