Que Real Madrid e Barcelona são os principais times da Espanha, isso não se discute. O problema são os que vem depois deles. A cada ano a diferença entre os times fica maior. Veja a comparação nos últimos três anos:
Na temporada 2008/09, o Barcelona ficou com o título ao somar 87 pontos, o Real Madrid terminou em segundo com 78 pontos e o terceiro colocado, o Sevilla ficou com 70 pontos.
Na temporada 2009/10, o Barcelona levanta a taça de novo só que dessa vez somou incríveis 99 pontos, contra 96 do Real Madrid que ficou com o vice campeonato. O Valência que ficou em terceiro, terminou com 71 pontos.
Na última temporada, mais uma vez o título foi para a Catalunha graças aos 96 pontos do Barcelona contra 92 do Real Madrid e 71, novamente do Valência.
Nas duas últimas temporadas foram mais de 20 pontos de diferença do segundo para o terceiro colocado. A disparidade é algo impressionante. Mas que cada vez mais deixam os gigantes em um campeonato a parte.
No início dessa temporada, ambos venceram com goleadas em times até certo pontos tradicionais. Enquanto o Real Madrid massacrava o Zaragoza, fora de casa por 6 a 0, o Barcelona, mesmo com um time misto e sem nenhum zagueiro de origem goleava o quarto colocada da última temporada, o Villarreal por 5 a 0.
A disparidade é tremenda que o presidente do Villarreal disse que ou algo muda ou matamos o futebol espanhol. Ele disse isso muito em função da greve de jogadores, que paralisaram o campeonato na primeira rodada para cobrar o compromisso com os pagamentos dos salários.
Por conta de todos esses problemas, somados à crise financeira que assola a Espanha, apenas Real Madrid e Barcelona iniciaram a temporada com patrocínios na camisa, mais uma mostra de como está desnivelado o futebol espanhol.
O que se sabe é que nessa temporada dificilmente algum time fará frente à dupla, mas, espera-se que nos próximos anos, os outros clubes espanhóis tenham os mesmos benefícios da dupla de gigantes. Tudo isso pelo bem do futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário