02/09/2011

O brilho perdido - Honvéd

Houve um tempo em que a Hungria era temida no futebol, principalmente entre o final da segunda guerra e o início da década de 50. A seleção era fortíssima, mas, em desast5re épico acabou perdendo a final da Copa do Mundo de 1954 para a Alemanha. Dos times podemos citar vários que brilharam na Europa, principalmente Ferencvaros e Honved. Só nãoficaram eternizados porque o campeonato que definia o melhor clube europeu, a Liga dos Campeões, só teve sua primeira edição em 1959, período já decadente do futebol húngaro.

Mesmo assim, o Honved, com seus grandes craques sempre terá lugar na história do futebol.


Fundado em 10 de agosto de 1908, foi fundado com o nome de Kispest Athletikai Club por estudantes e um professor do clube , mas só foi reconhecido oficialmente um ano depois. Já em setembro de 1909, o Kispest participou de seu primeiro campeonato, que contava com a participação de clubes da região de Budapeste, capital húngara e estreou com vitória ante o Monoron, por 3 a 1.

Entre sucessos e derrotas o time precisou se contentar com poucos jogos ao final da década de 1910, devido à 1º Guerra Mundial. Na década de 1920, surge a primeira glória do time húngaro, mais exatamente em 1926. Ao derrotar o BEAC, no segundo jogo da final por 3 a 2, o Honved conquista o primeiro título de sua história, a Copa da Hungria. Esse ano ficou marcado na história do futebol húngaro pelo fato de ter sido o último da era amadora, pois ao final desse ano foi instituída a Liga para gerir o futebol local.

Alunos e professores se uniram para formar o Kispest

Em 1938, o Honvéd disputou sua primeira competição internacional. A adversária da Copa Europeia foi a Ambrosiana (hoje, Inter de Milão). O time italiano venceu o primeiro jogo por 4 a 2 após estar perdendo por 2 a 0 e empatou o segundo, decretando o fim do sonho húngaro de brilhar na Europa.

Na década de 1940, começa a surgir a maior geração de jogadores do futebol húngaro. Puskas e Bozkic. Porém a Segunda Guerra Mundial atrapalhou o desenvolvimento dessa geração que só começou a brilhar no final da década , quando foi assumido pelo Ministério da Defesa, tornando-se assim a equipe do exército húngaro e tendo seu nome mudado para Honvéd, que significa Defesa da Pátria. A temporada 1946/47 deixou o grito de bajnok (campeão, em húngaro), entalado na garganta já que o time ficou com o vice campeonato, atrás do Újpest.

Porém, na temporada 1949/50, finalmente o time do Honvéd levantou a taça de campeão da Liga. Contando com Puskas como artilheiro com uma marca histórica de 50 gols, o time ficou quatro pontos a frente do grande do maior vencedor da Liga Húngara, o Ferencvaros. No ano seguinte, se aproveitando do êxtase do título, o time trouxe dois jogadores do Ferencvaros, Sándor Kocsis e Zoltan Czibor, que juntos com Puskas formaram a base do time do Honvéd, cinco vezes campeão da Liga Húngara até 1955, e da seleção nacional vencedora dos Jogos Olímpicos de 1952 e vice campeã do mundo em 1954.

Sob o comando do exército, o Honvéd viveu seu melhor momento 


Torcedores ainda sentem saudades do eterno ídolo, Puskas

Graças ao título de 1955, o time do Honvéd, foi qualificado a disputar a segunda edição da Copa dos Campeões da Europa, maior torneio continental. Mas sua participação  durou apenas um jogo pois o time perdeu para o Athletic Bilbao por 6 a 5.

O final da década de ouro dos poderosos magiares se concretiza com a saída dos pilares do time para potências europeias, devido a um grande golpe militar, mas antes disso, aproveitaram para visitar o Brasil e derrotar o Botafogo (4-2) e o Flamengo por duas vezes (3-2 e 6-4).

Já sem os craques, o time viveu um período de ostracismo. Salvo um título da Copa da Hungria em 1964, o Honvéd, que conviveu com dramas que quase causaram o rebaixamento da equipe ainda no fim da década de 1950, só consegui voltar ao brilho do passado na década de 1980.

Vinte e cinco anos após a última conquista, o Honvéd volta a ter um período glorioso em sua história. Contando com jogadores nem tão experientes como na década de 1950, o time húngaro venceu a Liga por seis vezes num período de dez anos, além de duas Copas da Hungria.

Os anos 90 chegaram e com ele uma mudança significativa na história do clube. O nome de fundação, Kispest, volta a ser incorporado no nome oficial do clube. Porém, o Honved passa por um período de declínio. Apesar de ter conquistado  dois títulos, as dívidas acabaram levando o clube para a segunda divisão logo após a virada do século. Com a intervenção da Liga Húngara de Futebol, o clube mudou novamente seu nome, dessa vez para Budapest Honvéd.

A espera de uma nova geração que o faça brilhar novamente, os poderosos magiares, sem craques, luta para poder brilhar pelo menos dentro de território nacional, já que nos últimos dez anos, foram apenas dois títulos da Copa da Hungria. Nas últimas três temporadas, o clube sequer brigou por vaga em uma competição européia sem conseguir superar a nona colocação.

Títulos:
Liga Húngara: 1949/50, 1950, 1952, 1954, 1955, 1980, 1984, 1985, 1986, 1988, 1989, 1991 e 1993
Copa da Hungria: 1926, 1964, 1985, 1989, 1996, 2007 e 2009

Nenhum comentário:

Blogger templates