08/09/2011

Jock Stein: A lenda que morreu em campo

Ao ver o programa Loucos por Futebol, na ESPN Brasil, no último sábado, o jornalista Paulo Vinicius Coelho (PVC) comentou sobre o ex-técnico escocês Jock Stein, que não teve a mesma sorte que o técnico Ricardo Gomes e morreu em campo, quando dirigia a seleção escocesa em um jogo contra País de Galês. Conheça um pouco mais desse treinador que é considerado um dos maiores que a Escócia já teve.

Nascido em 1922, trabalhou desde muito cedo nas minas de carvão espalhadas pela Escócia e viu no futebol um meio de ter uma vida melhor. Com 20 anos começou a jogar futebol profissional pelo Albion Rovers, porém continuava  a trabalhar nas minas nos intervalos dos treinos. Zagueiro dos mais durões, Jock se destacou e chegou a jogar pelo Coatbridge e pelo Dundee United.


Em 1950 pode se dedicar exclusivamente ao futebol, quando assinou um contrato com o Llanelli, do País de Gales, recebendo 12 libras por semana. Porém, a saudades da família fez com que ele retornasse ao seu país natal no ano seguinte. Graças a Jimmy Gribben, outro famoso ex-treinador do time verde e branco, retornou para jogar pelo time de reservas do Celtic.

Devido a uma sucessão de lesões no time principal, Jock foi promovido. Sua ascensão não parou por aí. Em 1952, assumiu o posto de vice-capitão da equipe e com a lesão do até então atual capitão, Sean Fallon, Jock assumiu a faixa de capitão que ficou com ele até 1956 quando uma série de lesões no tornozelo o fez abreviar sua carreira como jogador profissional.

A vida como treinador

Pouco tempo após encerrar a carreira, Jock Stein recebeu o convite para treinar o time de reservas do Celtic, conquistando o título da Copa sobre o maior rival, o Rangers. Em 1960, foi convidado a assumir o Dunfermline, pequeno clube escocês. O time se encontrava em situação delicada, flertando com o rebaixamento. Jock não só tirou o time da situação incômoda como também sagrou-se campeão da Copa nacional, credenciando o pequeno time a disputa da Copa das Feiras, precursora da Copa UEFA.

Em 1964, a boa passagem pelo Hibernian, marcada pelo seu grande entendimento do jogo, diferente dos outros treinadores o deram um lugar, novamente no Celtic, mas, dessa vez no time principal. Stein assumiu o Celtic, quando o time verde e branco enfrentava um jejum de títulos de oito anos. Em pouco mais de um mês levantou a taça da Copa e no ano seguinte venceu a Liga Escocesa e chegou na semifinal da Copa UEFA, sendo eliminado pelo Liverpool.

Os sucessos europeus com o Celtic (entre eles o título de Copa dos Campeões em 1967 além de ser o primeiro treinador a conquistar um título europeu com um time do Reino Unido) , Stein rumou para o Leeds United, em 1978, mas depois de apenas 45 dias no comando, assume a seleção escocesa.

Pela seleção, Jock levou a Escócia à Copa do Mundo de 1982, cuja qual terminou em 15º lugar. Nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1986, Stein comandava a Escócia em um jogo contra a seleção de País de Gales, que precisava apenas de um empate para conquistar a vaga para a Copa do Mundo. Porém, aos 13 minutos de jogo, a seleção galesa abre o placar. Quando a partida chegava para seu final, aos 35 minutos do segundo tempo, um gol de pênalti sacramentou o empate. Ao comemorar o gol, Stein caiu no chão. Um infarto tirava a vida de um dos maiores treinadores que a Escócia já teve.

Além de ter sido inspiração para Alex Ferguson, Jock é lembrado até hoje e reverenciado por torcedores do Celtic, que jamais esqueceram a incrível capacidade de levar um time às glórias.



Nenhum comentário:

Blogger templates