30/09/2011

Veja como está a Unibank Premyer Liqasi, a liga azere

Muitos não sabem nem onde fica o Azerbaijão. E no pequeno país, que fica colado na Geórgia e na Rússia, também há futebol. O campeonato azere é mair que de muitos outros países no quesito quantidade, pois no quesito qualidade a Unibank Premyer Liqasi ainda deixa a desejar.


A liga é nova, foi fundada apenas em 1992, após o fim da união soviética e é disputada em dois turnos. Ao final dos 22 jogos os seis melhores formam um novo grupo que decide a briga pelo título e pelas vagas nas competições europeias e os seis últimos jogam para ver quem serão os dois rebaixados para a segunda divisão.

Quem lidera a competição até o momento é o Khazar Lenkoran, que nos sete jogos que fez no torneio, venceu seis e empatou um, disparando com 19 pontos, sete a mais que o atual campeão e maior vencedor do torneio, o Neftchi Baku que tem um jogo a menos que o rival. Junto do Neftchi, está seu rival local, o Inter Baku, também com doze pontos, mas com sete jogos disputados.

Apesar da briga pelo título dificilmente sair dos três primeiros colocados, o Qabala está encostado nos times de Baku, com 11 pontos. Porém, o modesto time já ficaria feliz com uma vaga na Liga Europa.

Na parte de baixo, o recém promovido Sumqayit é o mais provável candidato a ser rabaixado, já que em sete jogos fez apenas dois pontos. Turan Tauz e Revan Baku são outros concorrentes à insólita vaga.

Pouco antes do fim do primeiro turno, muitas equipes tem seu rumo definido. Só não se sabe se manterão o pique até março, quando se encerra a primeira fase da competição.

Confira a classificação
1º Khazar Lenkoran - 19 pontos
2º Neftchi Baku - 12 pontos
3º Inter Baku - 12 pontos
4º FK Qabala - 11 pontos
5º Garabagh Agdam - 10 pontos
6º Käpäz Gäncä - 10 pontos
7º FK Baki - 9 pontos
8º AZAL Baku - 8 pontos
9º Simurq Zaqatala - 8 pontos
10º Revan Baku - 6 pontos
11º Turan Tauz - 6 pontos
12º Sumqayit - 2 pontos

Artilheiros: Ceyhun Sultanov (Käpäz Gäncä) e Serhiy Artyukh (Turan Turaz) - 4 gols

Nenhum comentário:

Blogger templates