Um dos mais belos estádios da Europa e, particularmente, meu preferido. Construído em 1925, foi utilizado na Copa do Mundo de 1934, sendo utilizado em três jogos, incluindo a semifinal em que a Itália bateu a Áustria, por 1 a 0. O estádio chegou a sofrer danos com a II Guerra Mundial mas foi recuperado e, posteriormente, reformado para a disputa da Copa do Mundo de 1990.
Originalmente seu nome era San Siro, em homenagem ao bairro que abriga o estádio, mas na década de 1980 foi rebatizado com o nome de Giuseppe Meazza, ex-jogador da Internazionale e do Milan, que havia falecido em 1979. Porém, a torcida rossonera não simpatizava muito com Meazza, tanto que se nega a chamar o estádio com esse nome. Nos jogos do Milan, o estádio permanece com o nome de origem, San Siro, afinal, o time rubronegro era “dono*” absoluto do estádio até 1947, quando a Inter também passou a jogar lá.
A inauguração aconteceu em setembro de 1926, com o dérbi local, tendo vitória da Inter sobre o Milan, por 6 a 3. Na época, o estádio comportava mais de 100.000 pessoas, mas hoje, devido às exigências da Fifa, tem capacidade para pouco mais de 80 mil pessoas. Ainda assim, é o terceiro maior estádio da Europa.
Além das duas Copas do Mundo, o estádio já abrigou três finais de Liga dos Campeões, sendo a última na temporada 2000-01, na qual o Bayern bateu o Valência, nos pênaltis.
Mesmo com um design atraente, o charmoso estádio já é visto como obsoleto em suas medidas e já fizeram os dirigentes da Inter cogitarem a construção de uma Arena para o clube.
*O estádio de San Siro pertence à prefeitura da cidade de Milão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário