22/11/2011

Estádio Giuseppe Meazza


Um dos mais belos estádios da Europa e, particularmente, meu preferido. Construído em 1925, foi utilizado na Copa do Mundo de 1934, sendo utilizado em três jogos, incluindo a semifinal em que a Itália bateu a Áustria, por 1 a 0. O estádio chegou a sofrer danos com a II Guerra Mundial mas foi recuperado e, posteriormente, reformado para a disputa da Copa do Mundo de 1990.

Originalmente seu nome era San Siro, em homenagem ao bairro que abriga o estádio, mas na década de 1980 foi rebatizado com o nome de Giuseppe Meazza, ex-jogador da Internazionale e do Milan, que havia falecido em 1979. Porém, a torcida rossonera não simpatizava muito com Meazza, tanto que se nega a chamar o estádio com esse nome. Nos jogos do Milan, o estádio permanece com o nome de origem, San Siro, afinal, o time rubronegro era “dono*” absoluto do estádio até 1947, quando a Inter também passou a jogar lá.

A inauguração aconteceu em setembro de 1926, com o dérbi local, tendo vitória da Inter sobre o Milan, por 6 a 3. Na época, o estádio comportava mais de 100.000 pessoas, mas hoje, devido às exigências da Fifa, tem capacidade para pouco mais de 80 mil pessoas. Ainda assim, é o terceiro maior estádio da Europa.

Além das duas Copas do Mundo, o estádio já abrigou três finais de Liga dos Campeões, sendo a última na temporada 2000-01, na qual o Bayern bateu o Valência, nos pênaltis.

Mesmo com um design atraente, o charmoso estádio já é visto como obsoleto em suas medidas e já fizeram os dirigentes da Inter cogitarem a construção de uma Arena para o clube.


*O estádio de San Siro pertence à prefeitura da cidade de Milão.

Nenhum comentário:

Blogger templates