Recentemente algumas polêmicas envolvendo profissionais que foram ou são esportistas com outros que vivem do esporte, mas não chegaram a praticá-lo profissionalmente, dominou a mídia, afinal, para ser um bom profissional é preciso ter praticado qualquer esporte que seja em algum momento?
Partiremos do início e vamos usar o futebol como exemplo, mas vale para qualquer outro esporte.
Claro que ter vivenciado o meio esportivo é sempre uma maneira de saber um pouco mais de como funcionam as coisas que normalmente a mídia não mostra. A rotina de treinos, concentrações, discussões nos vestiários, conversas particulares com treinadores, etc. Por menor que seja o convívio já é possível saber um pouco. Porém, ainda assim, há quem não teve a possibilidade de ter um mínimo contato com esportes, mas, participando ou não, é possível fazer comentários claros e concisos sobre tal. Basta determinação.
O melhor exemplo que não é necessário a prática são esses "novos esportes". Por exemplo o rúgbi, desconhecido em quase todo o país. Mesmo assim, há comentaristas para ele. Muitos tiveram ao menos um convívio, porém outros só conhecem de ver e estudar sobre. Há quem comente esportes americanos só por acompanhar, in loco ou não.
O difícil é ver comentaristas achando que sabem mais que outros só porque estiveram lá dentro do campo. Mourinho é mais um que ouviu o que não queria por sua "arrogância". Após criticar Sérgio Ramos por seu posicionamento em campo ouviu um sonoro: "Você nunca colocou um calção!", em referência que o treinador português nunca jogou futebol. Só esqueceram de lembrar que Mou trabalha com futebol desde os quinze anos e já conviveu com feras do nível de Bob Robson. Apesar de toda sua marra, ele é um excelente treinador. E precisou jogar?
Como disse no começo, tudo é determinação. Não há com que se preocupar. Tem muito comentarista que jogou e jogou muito, mas fala cada coisa quando comenta...
Nenhum comentário:
Postar um comentário