Os posts sobre os estádios de futebol estão de volta. E para aproveitar o embalo da Eurocopa, começarei postando sobre o estádio que será utilizado para a abertura do torneio. Disputado na Ucrânia e na Polônia, coube aos poloneses a honra de inaugurar os jogos e ele acontecerá no Estádio Narodowy, ou Estádio Nacional de Varsóvia.
Construído no lugar do antigo Dziesieciolecia Stadio (Estádio da Década), que foi construído em 1955, após o término dos conflitos contra a Alemanha, é um dos mais antigos de Varsóvia e foi palco das principais festividades políticas. Devido a falta de recursos, no final da década de 1980, o estádio ficou abandonado e servia como um ponto de venda de produtos ilegais.
Demolido em 2008, a construção ainda demorou um tempo para ser feita, pois membros da federação de futebol queriam a construção em outro local. Terminado o imbróglio, o estádio levou pouco mais de três anos para ser concluído e teve sua inauguração em 29 de janeiro de 2012, num amistoso entre Polônia e Portugal, terminado em 0 a 0. Sua atual capacidade é de 58.500 espectadores, muito abaixo dos 71 mil lugares que possuía o antigo estádio.
Diferente de outros, que o estádio é de porte do clube, o estádio Narodowy será de posse inteiramente da Federação Polonesa. Além das partidas da Eurocopa e da seleção nacional, deverá abrigar a final da Copa da Polônia ano a ano.
Avaliado em cerca de 500 milhões de euros, será um dos mais modernos estádios da competição, recebendo nele cinco jogos. Além da abertura, entre Polônia e Grécia, acomodará mais dois jogos da primeira fase, uma das quartas de finais e uma semifinal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário