24/05/2012

Olho nele na Euro: Marchisio

Marchisio demorou a despontar mas hoje é peça fundamental tanto da Juventus quanto da Azzurra

Ele não é nenhum garoto, nenhuma nova promessa e muito menos um craque espetacular, mas se mostrou uma peça fundamental na campanha da Juventus no título invicto do campeonato italiano. Claudio Marchisio sempre foi meio desprezado no time bianconero. Estreou na campanha da Série B, quando a Juve tinha pouco dinheiro para investir e apostou na base, mas no ano seguinte, já com o time na primeira divisão, perdeu espaço e acabou emprestado ao Empoli, junto com outra revelação juventina, Sebastian Giovinco.

No time toscano, teve uma boa sequência e até experiência europeia, mas acabou rebaixado. Ainda assim chamou a atenção de Ranieri que o trouxe de novo à vecchia signora. No retorno, as boas apresentações  renderam elogios de muitos, mas foi somente na temporada 2011-12, que o camisa oito brilhou. Na companhia do cerebral Pirlo, Marchisio joga como um terceiro meio campista que marca e sai para o jogo com qualidade, muito diferente da posição de trequartista no início de carreira.

Presença fundamental nas convocações do técnico Cesare Prandelli, Marchisio nunca foi um jogador de seleção. Na base, fez apenas um jogo na sub-20 e 14 na sub-23, mas na principal foi peça discreta na péssima campanha italiana na Copa de 2010. Agora na Euro, tem chance de se redimir, e na companhia de Pirlo poderá reeditar uma parceria que deu certo no clube. E, sem nenhum atacante que empolgue, Marchisio pode até marcar seus golzinhos.

Nenhum comentário:

Blogger templates