22/05/2012

Os três zagueiros estão de volta

Cannavaro é o pilar da zaga do Napoli que mesmo com os três zagueiros encantou muitos na Europa

Sucesso entre a década de 1980 e o começo da década de 1990, os três zagueiros, seja no esquema com 4, 5 ou 6 no meio campo, volta a fazer sucesso, justamente no país que mais se utilizou do sistema tático, a Itália. Apesar da seleção nacional não utilizar o esquema (predominante nas seleções dinamarquesa e argentina), muitos clubes se tornaram sensação pela inovação feita. 

Sebastião Lazaroni, técnico da seleção brasileira de 1990 - que foi um fiasco - ficou marcado na história não somente por ser derrotado para a Argentina de Maradona e Caniggia, mas por tentar implementar o esquema na seleção que se caracterizava pelo futebol ofensivo. Sem dar certo, Lazaroni foi duramente criticado e nunca mais teve espaço no futebol nacional.

Apesar do sucesso entre os clubes, poucos times conseguiram sucesso com os três zagueiros e com o passar do tempo foi quase entrando em extinção. Mas, o recente sucesso de times defensivos fez alguns treinadores repensarem seus conceitos. Apesar do preconceito de alguns no Brasil, na Itália ele volta a se fazer presente na escalação das equipes.

Na última rodada do campeonato italiano, nada menos que SETE dos vinte times entraram em campo com a formação utilizando três defensores (Parma, Palermo, Lecce, Bologna, Fiorentina, Udinese, Napoli e a campeã Juventus). Apesar de alguns times não jogarem habitualmente nesse esquema de jogo, times como Napoli e Udinese que fizeram boas campanhas foram quase que do começo ao fim com os três zagueiros. A falta de bons laterais foram quase fundamentais para que o esquema tenha sido e possa ser muito usado no futuro.

E, se aproveitando do estilo defensivo do Chelsea ter dado resultado, não se surpreenda se em breve vermos mais times usando o esquema. Sebastião Lazaroni agradecerá.

Nenhum comentário:

Blogger templates